Nos cinco dias em que a Prefeitura de Sorocaba realizou testes gratuitos para detectar a Covid-19 em usuários do transporte coletivo, 1.536 pessoas procuraram pelo serviço oferecido gratuitamente nos terminais Santo Antonio, São Paulo e Vitória Régia. O objetivo da testagem, realizada por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) e Vigilância Epidemiológica, da Secretaria da Saúde, é detectar se os usuários rotineiros do transporte coletivo já tiveram contato com a doença, inclusive aqueles que não manifestaram sintomas.
Para Nilza Ramos de Oliveira Pereira, de 58 anos, “a ação para conter o contágio da doença é maravilhosa, prevenindo assim as pessoas que utilizam o transporte coletivo”, comentou. Já Aparecida Nunes dos Santos, de 58 anos diz que está atenta, pois algumas pessoas podem estar com a doença, mas, por não apresentarem sintomas, acham que estão com a saúde intacta e, de fato, não estão. “Apenas com a realização de um teste é feita a confirmação e vocês estão dando essa oportunidade para as pessoas”, disse.
O exame detecta anticorpos por meio de coleta sanguínea intravenosa, realizado pelo laboratório da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SES). Puderam ser testadas crianças, desde que acompanhadas dos responsáveis, e adultos de todas as idades.
Em outras ações como essa já foram testados os trabalhadores do trânsito e do transporte da cidade, incluindo-se os motoristas de ônibus, funcionários da Urbes, entregadores por aplicativo e de motocicleta.