A terceira prova do circuito de corrida encerra o calendário 2024 em meio à exuberante Mata Atlântica e construções históricas
A Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Iperó, sediou no domingo (22) a última prova do Planeta Run Series. A terceira etapa do circuito de corridas reuniu mais de 1.500 atletas para um percurso entre a vegetação nativa de Mata Atlântica e prédios históricos.
Os atletas amadores e profissionais se reuniram para a largada ao lado da Casa das Armas Brancas, uma importante construção que serviu para a fabricação e depósito de armas utilizadas na Guerra do Paraguai. O trajeto, especialmente desenhado para esta corrida, teve 7,5 km com diversos trechos de subidas e descidas em meio à terra e à vegetação.
“O dia ensolarado e sem nuvens deixou o cenário ainda mais belo para a realização da última corrida desta edição. O principal objetivo do circuito é estimular a mudança de hábitos, colocando os exercícios físicos na rotina diária. Com isso, conseguimos cumprir o que planejamos ao longo do ano: levar os sorocabanos para eventos agradáveis, animados e que motivaram as pessoas a correrem para melhorar suas marcas e pela qualidade de vida”, afirma Ricardo Guimarães, presidente do Conselho de Administração da Construtora Planeta.
Ar puro em um cenário histórico
Na terceira etapa do circuito os atletas tiveram a oportunidade de encontrar um percurso em meio à natureza, o que certamente foi um combustível a mais para a prova, uma chance de ter as energias renovadas ao lado da vegetação nativa e do ar puro - além do cenário histórico que também tem ligação com o esporte, com suas trilhas para corrida, caminhada e ciclismo.
O local escolhido para a prova é uma atração à parte: a Floresta Nacional de Ipanema (Flona), uma Unidade de Conservação Federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente. Dom Pedro II ficou hospedado em várias oportunidades na Fazenda Ipanema – nome então dado ao lugar que abrigava a produção de ferro.
“A antiga Fazenda Ipanema abriga construções históricas e tem uma paisagem exuberante. Então, a última prova não poderia ter um cenário melhor. O Planeta Run Series, que estreou em maio em Sorocaba com a primeira edição noturna e teve a segunda etapa no mês de julho, encerra assim seu calendário em 2024. Para 2025 teremos uma nova edição”, comenta Ricardo.
Todos os participantes da corrida ganharam medalhas e os atletas que chegaram entre o 1º e o 3º lugar, nas categorias PCD, geral feminina e masculina e em mais 12 categorias divididas por faixas etárias, tanto entre as mulheres quanto entre os homens, também levaram troféus. Ao final das três etapas, o 1º colocado de cada categoria ganhará um troféu e um kit exclusivo. As três etapas do Planeta Run Series 2024 tiveram recorde de público: 4.500 pessoas se inscreveram e esgotaram as vagas antecipadamente em todas as provas.
Na terceira e última prova do circuito, os atletas participaram de sorteio de 4 pares de óculos esportivos e todo o público presente pôde visitar os stands dos patrocinadores do evento que distribuíram brindes e sorvetes, além do espaço para massagem que foi bastante concorrido.
O circuito de corridas contou com o patrocínio das empresas Céu Azul, Access, Saint Gobain, Luminarea, Kaisen, Monaro e Vitafor. Já os apoiadores do evento são: Interninght, Seritec, Fron, FX Render, Eletromídia, Sorocaba Refrescos, Leroy Merlin, Odontologia Itavuvu, ABRACEO, Germânica BMW e Bananas Ajonas.
O evento é uma realização da Construtora Planeta, com apoio da Associação de Atletismo Santi Pegoretti (AASP) e da Pepper Sports.
A Flona
Sede da antiga Fazenda Ipanema, em Iperó, a Floresta Nacional de Ipanema (Flona) é uma área com 5.069,73 hectares. O local abriga construções de diversos períodos da história da siderurgia brasileira, a partir do século XVI, que contribuíram para a origem de várias cidades da região de Sorocaba e o desenvolvimento do Brasil. Na década de 1860, a Flona recebeu visitas de Dom Pedro II.
É hoje um dos maiores ecossistemas de Mata Atlântica existentes no país e a unidade de conservação recebe visitantes, que podem percorrer trilhas destinadas à prática esportiva. O público pode ainda observar a vida silvestre, áreas florestais e reunir a família para sessões de fotos e piqueniques – muito comuns aos finais de semana.
Sobre a Planeta
Fundada em 1998, a Construtora Planeta atua na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 60 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind 2024, do Instituto Ipeso, e segundo o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA).
Tem entre suas bandeiras: solidez, pioneirismo e inovação e destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia e à sustentabilidade. A Planeta é a 35ª maior construtora do país, de acordo com o ranking 2024 da Intec do Brasil (Informações Técnicas da Construção), figurando no ranking pelo quinto ano seguido.
É a construtora responsável pelo prédio mais alto do interior do Brasil, o Ícone Planeta, e pelo primeiro e maior complexo multiuso da região de Sorocaba, o Planeta Square Garden, além do mais luxuoso edifício da cidade, o Dijon.