16 de Junho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

MACS inicia programação da 22ª Semana Nacional de Museus

Foto: Divulgação
Postado em: 17/05/2024

Compartilhe esta notícia:

De quinta a domingo, ocorrerão cinco eventos gratuitos e realizados presencialmente

 

Inspirado pela temática proposta do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) para a temporada cultural da 22ª Semana Nacional de Museus, “Museus, Educação e Pesquisa”, o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) abre sua programação comemorativa nesta quinta-feira.

 

Neste dia 16, a partir das 18h, haverá três atividades sequenciais: uma visita monitorada, um lançamento e uma palestra. O visitante poderá se inscrever para conhecer a reserva técnica do museu, local de guarda, conservação e preservação de seu acervo, composto por 750 obras de arte. Esta atividade ocorrerá em grupos guiados, até às 19h.

 

Às 18h30 haverá o lançamento da minuta de edital que proporá parceria com as universidades para a publicação de dados e fatos levantados metodologicamente sobre os 251 artistas do acervo e suas obras, produzidas acerca das linguagens utilizadas por estes artistas, da pintura, gravura, fotografia, instalação, videoarte e performance.

 

A programação da quinta encerra-se com palestra a ocorrer às 19h, sobre a temática da Semana, proferida pela museóloga e educadora Denyse Motta, responsável pelo projeto da reserva técnica do MACS, experiente profissional do marketing cultural e membro do Conselho Regional de Museologia de São Paulo. Denyse trará reflexões sobre o museu como espaço de pesquisa, como disseminador de conhecimento e sobre seu papel na educação e na cultura.

 

A programação do MACS continua com visitas mediadas no sábado, dia 18, das 10h30 às 15h, na Biblioteca do MACS, especializada em artes visuais, com foco nos seguintes assuntos: temas; sistema de funcionamento; endereçamento; sistema de catalogação; espaço para leitura; além da dinâmica de funcionamento.

 

No domingo, dia 19, das 11h às 13h, haverá novo guiamento para visita mediada na reserva técnica, desta vez com uma abordagem mais técnica, para quem quiser conhecer detalhes do sistema de conservação e preservação.

 

Todas as atividades são gratuitas, com inscrições a partir de uma hora antes do início, e realizadas no próprio museu, na Av. Afonso Vergueiro, 280, ao lado da antiga Estação de Ferroviária de Sorocaba. Mais informações podem ser obtidas por meio dos números (15) 3233-1692 e (15) 99157-4522.

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro: “auxílio emergencial está ajudando economia a funcionar”

Alexandre Frota é condenado a picar papel por atribuir falsa fala de pedofilia a Jean Wyllys

Deputados tentam liberar trabalho aos 14, e Justiça e Ministério Público reagem

Coberturas do Sistema BRT Sorocaba são instaladas no novo Terminal Vitória Régia

BRT Sorocaba comemora 3 anos com lançamento de concurso fotográfico e premiação para passageiros

Procon-SP orienta a não abastecer com preço de combustível reajustado