19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

MACS abre as suas portas ao público presencial com a exposição da artista Laura Mello de Mattos - veja a coluna de José Simões

Postado em: 13/05/2021

Compartilhe esta notícia:

SOROCABA/ ARTES VISUAIS -  artista Laura Mello de Mattos inaugura no próximo dia 11, às 18h30, no MACS - Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba a exposição “Reflexões públicas e privadas” com curadoria de Allan Yzumizawa.

 

“Reflexões públicas e privadas” conta com 23 obras, na linguagem da pintura à óleo sobre tela, usando os objetos ordinários dos banheiros públicos e privados, com propriedades reflexivas que projetem em sua superfície, “selfies” da artista como metáforas para a reflexão acerca da banalização dessas imagens privativas, que se tornam públicas nos meios virtuais. A pesquisa da artista suscita as possíveis relações entre o compartilhamento de imagens privadas nas redes sociais e as reconfigurações das relações contemporâneas, em meio à pandemia.

 

Para o curador Allan Yzumizawa, responsável pela curadoria da exposição, “a natureza característica de espaços públicos e privados, são pautas evidentes dentro do período de pandemia. Em um ensaio não publicado do filósofo Vilém Flusser, o autor analisa as relações sociais a partir da interação com o ambiente do banheiro ao longo da história. Segundo o filósofo, nas sociedades romanas e no islã espanhol, os banheiros públicos eram concebidos como espaços de diálogo e troca, entretanto - com transição social da burguesia - os banheiros foram se deslocando para dentro dos espaços privados, tornando a relação íntima com a katharse, que do grego, entende-se como processo de limpeza e purificação.”

 

O projeto contou com a participação de Marta Silva e Jéssica Alves, como produtoras executivas, Allan Yzumizawa, como curador, Moreno Mota, como designer das concepções visuais para divulgação, Silvana Sarti com a audiodescrição e monitoria e Lucas Kohler na produção de fotos e vídeo para visitação online.

 

Durante as visitas presenciais, que serão controladas, por agendamentos antecipados pelo público através de um link de acesso, a artista convida o público a interagir com seus trabalhos e com imagens que poderão ser produzidas pelos visitantes presenciais e virtuais que se engajem com o projeto. Podendo ser compartilhadas através das páginas no Instagram que possuem as hashtags: #reflexoespublicaseprivadas e #macsmuseu.

 

Essas imagens coletadas pela página do Instagram serão projetadas na sala expositiva. A exposição também disponibilizou QrCodes, com audiodescrições da arte educadora Silvana Sarti sobre obras realizadas pela artista, para atender os deficientes visuais, que são visitantes assíduos do museu.

 

Serviço

 

Local: MACS - Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba- Avenida Doutor Afonso Vergueiro, 280, Centro - Sorocaba - SP

 

Dia 11/05/2021 – 18h30- abertura da exposição

 

Visitação agendada as terças-feiras das 18h30 às 19h30 e aos sábados das 10h30 às 11h30, com a presença de monitor e conversas pré-agendadas entre artista e curador.

 

Para a abertura e para as visitas, os interessados devem marcar presença via Sympla:

 

https://www.sympla.com.br/exposicao-reflexoes-publicas-e-privadas-por-laura-mello-de-mattos__11

(este link pode ser encontrado no Instagram do MACS)

Número limitado em 10 pessoas por sessão

Entrada gratuita

É obrigatório o uso de máscara

José Simões é professor e crítico teatral

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estamos no "alerta vermelho" de capacidade de internação a pacientes de covid-19, diz diretor da Santa Casa

Nova variante do coronavírus pode ser mais capaz de infectar crianças

14ª Parada LGBT acontece durante este domingo no Centro de Sorocaba; veja as atrações

Após ignorar emails da Pfizer, Bolsonaro agora pede antecipação da entrega de doses

Alta procura faz Objetivo realizar novo simulado do Enem, aberto e gratuito

Festas juninas são reconhecidas como manifestação da cultura nacional