12 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Lula tenta avançar em acordo entre Mercosul e União Europeia

Foto: Agência Brasil.
Postado em: 21/11/2023

Compartilhe esta notícia:

O andamento das negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia foi o tema da conversa por telefone entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, na tarde desta segunda-feira (20).

 

As informações são da Agência Brasil.

 

Segundo o Palácio do Planalto, a conversa durou cerca de meia hora e tratou dos pontos finais do acordo entre os dois blocos. “Os dois concordaram em acompanhar de perto o trabalho dos negociadores nos próximos dias e deverão voltar a se encontrar na próxima semana, durante a COP28, em Dubai, Emirados Árabes”, informou a assessoria.

 

A finalização do acordo também foi tratada recentemente em conversa entre Lula e o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, que ocupa a presidência rotativa do bloco europeu.

 

A presidência do governo brasileiro no Mercosul vai até o dia 7 de dezembro, três dias antes da posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, que já defendeu a saída da Argentina do bloco econômico. Depois, Milei recuou da ideia e passou a defender apenas mudanças no Mercosul, que reúne também Uruguai, Brasil e Paraguai.

 

Aprovado em 2019, após 20 anos de negociações, o acordo Mercosul-UE precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor. A negociação envolve 31 países.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo de SP reduz horário de funcionamento de bares e amplia o de comércio

Um dia após ‘cutucão’ de padre, Crespo anuncia que Santa Casa assume UPH Leste

Homem derruba cruzes e ataca homenagem a vítimas da Covid-19 no RJ

Condenado a 48 anos, atirador do shopping Morumbi, em SP, pode deixar a cadeia após 20 anos

Procon-SP: queixas sobre compras online subiram 536% em 2 anos

Temporal provoca alagamentos, interdições e caos no transporte em São Paulo