14 de Janeiro de 2025
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Lula tem dreno retirado e segue lúcido e bem, diz boletim médico

Agência Brasil.
Postado em: 13/12/2024

Compartilhe esta notícia:

O boletim médico divulgado na noite desta quinta-feira (12) informa que foi retirado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o dreno intracraniano que havia sido colocado na cirurgia da última terça-feira (10). O procedimento ocorreu “sem intercorrências”.

 

“Na parte da tarde, realizou novos exames laboratoriais e, no início da noite, foi retirado o dreno intracraniano, sem intercorrências”, diz o boletim médico do Hospital Sírio Libanês, na capital paulista, onde o presidente está internado.

 

O texto diz ainda que Lula permanece lúcido e orientado, conversando normalmente, “alimentou-se bem e recebeu visitas de familiares”.

 

Nesta quinta-feira, pela manhã, Lula foi submetido a um procedimento endovascular (embolização da artéria meníngea média), procedimento que foi considerado bem-sucedido pelos médicos. Em entrevista coletiva na parte da manhã, o médico de Lula, Roberto Kalil Filho, disse que a previsão de alta do presidente está mantida para o início da semana que vem e que ele deverá deixar de ter o monitoramento 24 horas por dia a partir desta sexta-feira (13).

 

"Ele está acordado, está comendo, está super estável. Isso não atrasou nem um pouco a programação dos próximos dias que, a depender da evolução do presidente, deverá ter alta no começo da semana", disse.

 

“A partir de amanhã, ele vai passar a não ter mais os cuidados de monitoramento 24 horas. Então provavelmente a alta da UTI deve ser feita amanhã", acrescentou Kalil.

 

Lula foi submetido a uma cirurgia de emergência na última de terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça, decorrente de uma queda que sofreu em outubro. Kalil garantiu que não houve novo sangramento, após a drenagem, e que o procedimento realizado nesta quinta-feira foi de caráter preventivo.

 

Os médicos afirmaram ainda que o exame neurológico de Lula está normal. "Em nenhum momento ele teve nenhuma lesão cerebral", disse Kalil, ao explicar que o presidente já está "conversando, comendo e andando pra lá e pra cá".

 

Os médicos reafirmaram que não há nenhuma sequela e Lula é considerado "cognitivamente íntegro".

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula e Biden lançam coalizão em defesa dos direitos trabalhistas

Bandidos atiram em dono de mercado por não ter dinheiro no caixa

Prefeitura de Sorocaba define Projeto de Lei para regularizar atividade de Food Truck

ICMS das vendas de dezembro poderá ser dividido em duas parcelas

Governo de São Paulo cria Centro de Operações de Emergências e anuncia novas medidas de combate contra a Dengue

Novas parcelas do auxílio de R$ 300 começam a ser pagas nesta quarta