26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Lula tem 59% contra 30% de Bolsonaro no 2º turno de 2022, diz Datafolha

Foto: reprodução
Postado em: 17/12/2021

Compartilhe esta notícia:

Igor Gielow, FOLHAPRESS


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos seus adversários num eventual segundo turno se a eleição presidencial de 2022 fosse hoje, aponta pesquisa do Datafolha realizada de 13 a 16 de dezembro.


O levantamento, encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo, foi feito em 191 cidades com 3.666 eleitores. Sua margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.


Se o embate é com o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (Podemos), que acaba de entrar na corrida, o ex-presidente vence pela menor vantagem na aferição do instituto. Lula teria 57% e Moro, 31%, com 12% dizendo que votariam em branco ou anulariam, e 1% sem saber responder.


​Moro é um dos grandes antípodas públicos de Lula. Juiz da Lava Jato, foi responsável por deixar o petista 580 dias na cadeia, mas acabou tendo suas sentenças anuladas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que o julgou parcial no processo.


O principal rival hoje de primeiro turno do petista é o presidente Jair Bolsonaro (PL) -nesta rodada do Datafolha, ele vence o titular do Planalto por 48% a 22%.


Na simulação de segundo turno, Lula bate Bolsonaro por 59% a 30% -dado estável em relação ao aferido na rodada anterior, de 13 a 15 de setembro, quando o placar era 56% a 31%. Votam em branco, nulo ou em ninguém 10%, e 1% diz não saber quem escolheria.


Há nuances regionais que se repetem, como a vantagem enorme de Lula no Nordeste: 72% a 21%. Já nos redutos bolsonaristas sulistas e no Norte/Centro-Oeste, a diferença cai para 53% a 36%, em ambas as regiões.


E Bolsonaro repete sua vitória sobre Lula entre os mais ricos da amostra populacional da pesquisa, que ganham mais de 10 salários mínimos: 53% a 38%. Na via contrária, perde por 67% a 22% para o petista. Os números favorecem o petista: mais ricos são 4% da amostra, e mais pobres, 51%.


E o embate entre os politicamente influentes evangélicos ganha um contorno diferente no segundo turno em relação ao primeiro.


Se lá Lula ganhava com boa vantagem, dada a dispersão dos votos mais conservadores, numa eventual segunda rodada há empate técnico entre ambos (46% para o petista, 44% para o presidente). E Bolsonaro vence os outros adversários na etapa final neste grupo religioso.


Contra o tucano João Doria, confirmado pré-candidato nas prévias do PSDB de novembro, Lula ampliou sua vantagem em relação a setembro. Passou de 55% para 60%, enquanto o governador paulista oscilou negativamente de 23% para 20%. Dizem votar em branco, nulo ou ninguém, 19%, e 1% não sabe.


O resultado é ruim para o tucano no estado em que governa, que foi analisado em amostra ampliada nesta pesquisa: 52% a 24% para o petista. Ele empata tecnicamente, no geral, com Lula apenas entre os mais ricos (37% a 36% para o ex-presidente).


Se o embate é com seu ex-ministro Ciro Gomes (PDT), Lula vence por 56% a 26% -superando seus números de três meses atrás, quando derrotava o ex-governador cearense por 51% a 29%. Neste caso, 16% anulariam ou votariam em branco, com 1% de pessoas dizendo não saber o que fazer.


Ciro tem uma derrota menos fragorosa não no Nordeste em que fez carreira política, mas no Sudeste (52% a 28%) onde nasceu (ele é de Pindamonhangaba, São Paulo).


Bolsonaro, por sua vez, perde de todos os adversários. Além de Lula, Ciro o bateria por 53% a 32% e Doria, por 46% a 34%, números semelhantes aos da rodada anterior. Nesses dois embates, a taxa de branco/nulo seria de 14% e 19%, respectivamente, e os mesmos 1% de "não sei".


Num hipotético encontro entre o presidente e seu ex-ministro da Justiça, Moro levaria a melhor por 48% a 30%, e uma taxa de 21% de nulos e brancos, além do 1% que diz não saber.


Como no caso do ex-chefe de Moro, os mais ricos preferem o ex-juiz ao petista. Votam nele num segundo turno 55%, contra 33% do petista. Repetindo Bolsonaro, a equação se inverte na outra ponta: 66% a 23% para Lula entre os mais pobres (até 2 mínimos).


Na configuração atual, que por óbvio não conta com a dinâmica da campanha em campo que será vista a partir de meados do ano que vem, Lula caminharia para uma vitória em primeiro turno.


Para tanto, tem jogado o mais parado que pode, publicamente. A ideia de matar a fatura no primeiro turno, talvez incluindo em sua vaga de vice Geraldo Alckmin (ex-PSDB), tem rondado o comando petista, mas todos sabem que a partida de fato só começa a partir das definições de quadro para o segundo semestre de 2022.


De todo modo, salvo intercorrências ou uma mudança brusca no cenário, Lula é figura garantida no segundo turno.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Câmara Municipal de Sorocaba realiza testes de Covid-19 com funcionários e vereadores

Apenas 38% dos alunos terminaram licenciatura presencialmente em 2021

PP e PL discutem acordo que envolve as duas siglas em chapa de Bolsonaro

Menino de 11 anos que foi atingido por muro foi enterrado neste domingo

Após queixa da Pfizer, Anvisa muda parte das exigências para pedido de uso emergencial de vacina

Guarda Civil Municipal prende homem com 128 porções de drogas no Éden