Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Lula tem 46% contra 30% de Bolsonaro no primeiro turno, mostra pesquisa Quaest

Postado em: 08/06/2022

Compartilhe esta notícia:

Fernando Pedroso, FOLHAPRESS

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) em pesquisa Genial/Quaest publicada nesta quarta-feira (8). Em um dos cenários pesquisados, o petista tem 46% das intenções de voto contra 30% do atual mandatário.


Ciro Gomes (PDT), ex-governador do Ceará, aparece em terceiro, com 7%, seguido por André Janones (Avante), com 2%, Simone Tebet (MDB), com 1%, e Pablo Marçal (Pros), com 1%. Os demais pré-candidatos não pontuaram.


Com esse resultado, Lula seria eleito presidente no primeiro turno, já que supera a soma de todos os demais candidatos.


Para ganhar no primeiro turno, é necessário que o candidato some 50% dos votos válidos mais um. A votação será em 2 de outubro –o segundo turno está previsto para o dia 30 do mesmo mês.


O percentual de votos válidos, que exclui brancos e nulos, é o considerado pela Justiça Eleitoral para declarar o resultado final.


A pesquisa foi feita entre os dias 2 e 5 de junho com 2.000 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-03552/2022.

 

Lula (PT) 46%
Jair Bolsonaro (PL) 30%
Ciro Gomes (PDT) 7%
André Janones (Avante) 2%
Simone Tebet (MDB) 1%
Pablo Marçal (Pros) 1%
Indecisos/Branco/Nulo 6%
Não vão votar 7%

 

Em um eventual segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 54% a 32%. Também bateria Ciro Gomes, por 52% a 25%. Contra Simone Tebet, a vitória do petista seria de 56% a 20%.


A pesquisa Genial/Quaest ainda perguntou o que os entrevistados mais temem nessas eleições. 52% disseram ter medo da continuidade do governo Bolsonaro. Outros 35% responderam que têm medo da volta do PT. Temem os dois 5%.


Em rejeição, Bolsonaro lidera, com 60% dizendo que não votariam no presidente de jeito nenhum. Ciro tem 52% e, Lula, 40%.


A pesquisa da Quaest é financiada pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, que é controlada pelo Banco Genial.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Três menores invadem residência, furtam eletroeletrônicos e fogem de bicicleta

Vestido de mulher, mecânico é preso ao tentar fazer prova de direção no lugar da mãe em Rondônia

Ernesto reconhece que relação próxima com Trump não contribuiu para adquirir vacinas

Projeto do Executivo doando garagem da TCS para o BRT é retirado de pauta

Com eleição de Bolsonaro, Cuba anuncia fim da parceria com Brasil no Mais Médicos

Mulher é morta por bala perdida quando ia buscar netos na escola em São Gonçalo, no Rio de Janeiro