23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Locutor de Sorocaba é morto pela PM ao ser confundido com bandido na Zona Norte

Postado em: 23/12/2018

Compartilhe esta notícia:

Este texto está sendo constantemente atualizado

O locutor da Rádio Cultural FM Sorocaba, Milton Expedito do Nascimento, mais conhecido como Milton Dinho, morreu, durante esta tarde de domingo (23). De acordo com as primeiras informações, o apresentador foi alvo de assalto e tentou recuperar sua moto roubada. Porém, quando retornava, passou por um comando da Polícia Militar e foi atingido disparos de arma de fogo por supostamente não ter parado durante abordagem.

O velório do apresentador será realizado na casa onde ele morava com os pais, no Jardim São Lourenzo, e seu sepultamento ocorre nesta terça-feira (25), às 8h30, no Cemitério Memorial Park.

A Polícia Militar afastou os policiais envolvidos na morte do locutor. A informação foi divulgada por meio de uma nota oficial enviada à imprensa, no início da tarde desta segunda-feira (24).

Segundo a PM, os policiais – ainda é desconhecido quantos – ficarão afastados das atividades operacionais durante a investigação do ocorrido. Foi instaurado um inquérito policial militar que vai apurar todos os detalhes, em conjunto com a Corregedoria da Corporação.

A Polícia Militar lamentou o desfecho da ocorrência e reitera que todo resultado morte “é indesejado pela Instituição que milita diuturnamente pela preservação da vida, da integridade física e pela dignidade da pessoa humana”. Leia a versão da PM clicando aqui.

O Ipa Online conversou com o diretor da rádio, José Ferreira. De acordo com ele, Dinho chegou à rádio, neste domingo, em seu horário normal de trabalho para apresentar o programa Informasom, que vai ao ar das 12 às 14 horas. Ele havia estacionado a moto do lado de fora da rádio, que fica dentro de uma igreja, no Parque Laranjeiras.

width=720

O diretor informou ao portal que dois suspeitos armados apareceram e levaram dois aparelhos de celular, sendo um de propriedade da rádio e outra de Dinho, além da motocicleta dele e pertences de outros apresentadores. Logo após o assalto, Milton havia acionado a PM para informar que sua moto havia sido roubada, inclusive relatando que os bandidos seriam brancos. O apresentador é negro.

O celular do locutor tinha rastreador e ele então decidiu tentar recuperar sozinho seus pertences que indicavam estar próximo ao Ceu das Artes, também no Laranjeiras. Ainda de acordo com o diretor, ele teria conseguido recuperar os pertences, porém, quando retornava, passou por um patrulhamento da PM, próximo ao Jardim São Conrado, e foi atingido por disparos de arma de fogo.

Familiares da vítima foram ao local e realizaram protesto contra a polícia.

Segundo o apurado pelo portal, a PM estava em patrulhamento quando viu a moto roubada e o piloto sem capacete.

A equipe tentou alcançá-lo, mas ele acelerou o veículo.

Os policiais o perseguiram, quando ele repentinamente parou. Milton teria levado a mão na cintura, quando um dos PMs o atingiu por dois disparos de arma de fogo. Logo após foi constatado que a vítima não estava armada, apenas com seu aparelho de celular.

Ainda no boletim a PM informa que a moto que estava com Milton não estava registrada em seu nome.

Ele, com rastreador, localizou sua moto no bairro Paineiras e, com ajuda de seu irmão, foi até o endereço indicado para recuperá-la. Aguardou próximo a ela por alguns minutos com medo de um dos ladrões aparecer e, como a chave estava no contato, decidiu levá-la até sua casa. No caminho de volta ocorreu o fato com a PM.

A Polícia Militar ainda afirma que Milton não havia informado sobre a localização da moto assim que conseguiu pegá-la de volta.

Milton foi socorrido pelo Samu e levado até o PA da Zona Norte por volta das 15h12, já sem vida. Ele não tinha passagem pela polícia.

Dinho, além de apresentador, fazia parte também da diretoria da rádio, na qual exercia a função de tesoureiro. Ele também trabalhava no Procon. Seu programa, o Informasom, era voltado ao mundo do Hip Hop e à comunidade negra e chegou a ser premiado.

width=576
Foto: reprodução/Facebook

Flávia Toledo, jornalista, também trabalha na rádio e classificou o colega como “extrovertido, calmo, e muito ligado a causas sociais”.

Milton também era diretor da Unegro (União dos Negros pela Igualdade) em Sorocaba. Jorge Sant’Anna, presidente da entidade em Sorocaba e diretor estadual, relatou que o locutor atualmente estava ajudando a entidade a se organizar em Sorocaba, e era responsável pela pasta Hip Hop. Anualmente, ele também realizava o Hip Hop Solidário, que arrecadava alimentos para as entidades da região.

width=960
Milton (à esquerda) com seus colegas da Unegro – União dos Negros pela Igualdade

O corpo de Dinho foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) e não há previsão de horário para velório e sepultamento ainda.

A ocorrência é apresentada no Plantão Policial Norte.

Neste vídeo abaixo Dinho aparece e fala um pouco sobre o programa que apresentava

A Rádio Cultural publicou, no Facebook, uma nota de pesar sobre a morte de seu colaborador

 

O vereador de Sorocaba Renan Santos (PC do B) lamentou a morte do locutor em suas redes sociais: “DINHO: presente”, escreveu, em alusão também à morte da vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro.

O perfil Ouvinte Sorocaba, atrelado à Rádio Cultural, também prestou as condolências no Facebook

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Boteco do Urbano: “A cor que machuca”

Câmara contabiliza 58 casos reagentes para COVID-19 

Operação “Deu Mach II” prende seis por sequestros em aplicativo de relacionamento

Envolvido até os dentes, diz Lula sobre Bolsonaro e tentativa de golpe

Senado aprova suspensão de reajuste de medicamentos e de planos de saúde

PT aciona Justiça para pedir lockdown contra coronavírus em São Paulo