Uma professora entrou com ação civil pública na Justiça para pedir indenização por danos morais após o vereador Irineu Toledo (PRB) ofender a categoria em um postagem sobre o ataque à escola de Suzano, no Facebook. Irineu é líder da base do Governo Crespo na Câmara.
De acordo com o documento, datado de 28 de março, Madalena Roque da Silva Rodrigues pede que Toledo pague R$ 10 mil de indenização, além de retratação nas redes sociais. A defesa do vereador apresentou contestação da ação no dia 25 de abril. A ação está nas mãos da juíza Tamar Oliva de Souza Totaro, da 2ª Vara do Juizado Especial Cível.
O Ipa Online se mantém à disposição para manifestação do vereador.
O líder da base do governo protagonizou o bate-boca com professores e internautas no Facebook, na noite de 14 de março. Na discussão acalorada o parlamentar dispara diversas ofensas contra os professores, como “incultos”, “parasitas do serviço público”, “ditadores asquerosos” etc.
Tudo começou com o compartilhamento de um meme por um usuário do Facebook, que cita a tragédia ocorrida em uma escola estadual de Suzano. Nele, um usuário do Twitter opina que “professores ganham mal”. O vereador questionou o fato por meio de comentário na publicação: “não sei quem colocou na cabeça de vocês que professor ganha mal!!!”.
Quem acompanha a postagem resolveu contrariar a opinião do vereador e acabou entrando em um bate-boca com o mesmo, que chegou a comentar que “os professores reclamam de tudo, nunca estão satisfeitos e ganham os melhores salários”.