03 de Outubro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Justiça derruba liminar que liberava fogos de artifício em São Paulo

Postado em: 16/10/2018

Compartilhe esta notícia:

Por Gabriel Bitencourt

A lei municipal 16.897/2018, de autoria do vereador Reginaldo Tripoli (PV), que proíbe manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifício, voltou a vigorar em São Paulo após o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo cassar, por maioria de votos, a liminar que suspendia os efeitos da legislação.

A liminar havia sido obtida em 8 de junho através de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) apresentada pelo Sindicato das Indústrias de Explosivos do Estado de Minas Gerais. No entanto, a contestação do sindicato em relação à competência do município para definir a proibição foi refutada pelo relator que cassou a liminar, Celso Aguillar Cortez.

Segundo Cortez, “ao contrário do que ponderou o sindicato autor, verifica-se que a lei mencionada visou precipuamente a impedir a utilização, queima e soltura de fogos de artifício que produzam poluição sonora (estouros, estampidos), os quais são, notadamente, os artefatos dessa natureza que mais malefícios trazem à comunidade e ao meio ambiente, incluída aqui a fauna silvestre e doméstica. Não pretendeu o legislador local proibir a soltura de fogos de artifício de efeito puramente visual nem os similares que acarretam barulho de baixa intensidade”.

A Prefeitura de São Paulo tem noventa dias para fazer a regulamentação da lei municipal e decidir, entre outras questões, como será realizada a fiscalização.

“O que se espera é uma conscientização para os problemas provocados pelo barulho dos fogos. É algo que atinge idosos e bebês, além dos animais”, afirmou à Revista Veja o vereador Reginaldo Tripoli, conhecido como Xexéu.

Fonte: https://www.anda.jor.br/2018/10/justica-derruba-liminar-que-liberava-fogos-de-artificio-em-sao-paulo/

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Moro diz que seu lema é “fazer a coisa certa”

Aumento do número de médicos não reduziu desigualdades, diz pesquisa

Universitário cria respirador emergencial 28 vezes mais barato que os comprados pelo governo

SP atinge menor média diária de novas internações por COVID-19 de toda a pandemia

Reformas de sepulturas seguem até o dia 22 no cemitério municipal de Votorantim

Votorantim têm maior letalidade entre cidades com baixo isolamento social