19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Jovem que filmou chimpanzé fumando cigarro em santuário é intimado para depor à Polícia Civil

Postado em: 22/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Dois inquéritos, sendo um civil e um criminal, foram abertos, nesta quarta-feira (21), para apurar o caso do chimpanzé fumando cigarro no Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba. Um envolvido no episódio já foi identificado e deve prestar depoimento à polícia ainda nesta quinta-feira (22).

Um vídeo que mostra o animal, chamado Cláudio, tragando um cigarro, aparentemente de maconha, foi assistido por milhares de internautas nesta semana. Conforme nota oficial da gerência de comunicação do Projeto Gap, foi registrado, nesta quarta, no 2º Distrito Policial de Sorocaba, um boletim de ocorrência sobre o ocorrido. Agora, a polícia dará início a um processo de investigação e punição pela série de crimes cometidos com o ato, entre eles maus-tratos aos animais a invasão do espaço onde está localizado o santuário.

O promotor de Justiça e Meio Ambiente de Sorocaba, Jorge Marum, divulgou em sua página em uma rede social que abriu um inquérito civil no Ministério Público também para investigar o caso. Segundo ele, a investigação “servirá para buscar a responsabilização civil e indenização dos responsáveis”. Devem ser apuradas também as condições de segurança do local, afirma o promotor em nota, que relata também que os envolvidos nos maus-tratos ao primata “podem até ser presos”.

O Santuário relatou que o chimpanzé Cláudio, vítima do crime em questão, se encontra bem, sem qualquer sinal de ferimento. Ele foi cuidadosamente avaliado pela equipe de veterinários do local para averiguação de qualquer malefício a sua saúde que pudesse ser decorrente do ato.

O vídeo

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra um chimpanzé do Santuário dos Grandes Primatas, em Sorocaba, fumando um cigarro. O fato chamou a atenção de autoridades e ativistas de proteção ao animal.

Na filmagem, que tem duração de apenas 20 segundos, um grupo de homens brinca com a situação, enquanto o primata aparece na gravação fumando. “Dá uns trago aí, brother”, fala um dos presentes. “Queimou o beiço, que burro”, diz outro dando risada na sequência.

Compartilhe: