Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Região do Carandá será contemplada no Mutirão de Castração de cães e gatos

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 03/08/2022

Compartilhe esta notícia:

Os moradores da região do Jardim Carandá poderão se inscrever, a partir desta quinta-feira (4), na próxima etapa do Mutirão de Castração de cães e gatos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, das 8h às 12h e das 13h às 16h, até esta sexta-feira (5), no CEI-130 “Professora Heley de Abreu Silva Batista”, localizada na Rua Abdias Ribeira dos Santos, 109, no Jardim Carandá.

 

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o Mutirão de Castração tem como objetivo promover o controle populacional de cães e gatos e, assim, reduzir o número de animais abandonados, bem como de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e da população de forma geral. A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional desses animais, também diminui a probabilidade de tumor de mama e de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

 

Os cães e gatos também serão microchipados. Essa identificação por microchip permite a responsabilização e a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas à saúde animal em Sorocaba.

 

Podem participar animais de moradores residentes nos seguintes bairros: Jardim Carandá, Altos do Ipanema, Caguassu/Martins, Vila Bom Jesus e Jardim Dinorá Rosa. Já, as cirurgias ocorrerão na próxima semana, nos dias 10 e 11 de agosto, em estrutura móvel montada no CEI-130.

 

As vagas são limitadas. Para se inscrever, o munícipe deve apresentar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado em seu nome. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3202-8006.

 

Cuidados para a cirurgia

 

Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) por um período de 6 horas, antes da castração.

 

Os cães devem ser levados para a cirurgia com coleira, guia ou caixa própria de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos igualmente devem ser levados em caixas próprias de transporte, com toda segurança.

 

Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado no local. Por fim, também é importante levar uma proteção para o seu bichinho de estimação vestir após a realização do procedimento, como uma roupinha pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro desautoriza secretário e diz que não vai criar imposto no país

Consequências da baixa autoestima

‘Escuta Acolhedora’ tem novo horário de atendimento em Sorocaba

Urbes monta esquema de transporte para atender estudantes que farão o Enem

Após pressão do Supremo, PGR pede inquérito para apurar prevaricação de Bolsonaro no caso Covaxin

Prefeitura de Sorocaba amplia leitos Covid na cidade