25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Jaqueline quer colocar servidores municipais como vigias de escolas para coibir furtos

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 31/07/2020

Compartilhe esta notícia:

A prefeita de Sorocaba Jaqueline Coutinho (PSL) explicou o projeto "Protege Escola" como forma de coibir furtos, vandalismos e depredação nas unidades de ensino municipais. A entrevista ocorreu por meio do Skype, ao vivo, durante o Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, nesta sexta-feira (31). 


Conforme Jaqueline, a ideia, a princípio, é de colocar servidores municipais como vigias das escolas e creches para coibir esses crimes. Para isso, a prefeitura está estudando se pode deslocar o servidor a essa função. "Caso não possam, iremos terceirizar o serviço", destacou.


A prefeita explica como funcionaria o serviço de vigilância: "o vigia ou terceirizado vai ter um aparelho celular, um aplicativo. Se tiver qualquer movimento suspeito, a viatura mais próxima vai atender o chamado, parecido com o antigo Botão do Pânico, chamado hoje de Protege Mulher", esclareceu ela. 


Questionada sobre colocar um Guarda Civil Municipal em cada uma das 166 escolas municipais, a prefeita respondeu que não tem efetivo para tal ação. "Não seria possível porque se a gente faz isso, colocamos outras ações de patrulhamento em uma situação vulnerável. A figura do vigia, de segurança é a que mais se adequa".


Em reunião com os respectivos titulares, Wanderley Acca e Marcelo Carriel, no início da tarde desta quinta-feira (30), a prefeita pediu para que se viabilize a utilização de servidores municipais num sistema de vigilância patrimonial das unidades escolares fazendo com que os espaços, cotidianamente, contem com a presença de duas pessoas durante as noites e, aos finais de semana, as 24 horas do dia. "E isso não é pra hoje. É pra ontem", disse Jaqueline ao recordar os números apresentados pelo secretário Carriel de 143 ocorrências registradas contra escolas, entre invasões, furtos e  danos ao patrimônio.


A medida, segundo a prefeita, será a imediata, justamente, pela possibilidade que há de contar com servidores nesses espaços. Na sequência deve vir a contratação de um serviço de alarme, vídeo-monitoramento e vigilância em, pelo menos, 40 unidades. Neste sentido, foi solicitada a elaboração de um termo de referência para que se possa avançar em um processo licitatório. "Nós vamos ter que reprimir todas essas ocorrências. Não é possível que a população fique sofrendo ainda mais com a criminalidade. Não é só a prefeitura que perde. É cada cidadão que precisa por seu filho na escola, que depende do município para cuidar de suas crianças e vê todo um trabalho, literalmente, jogado ao chão", desabafou.


Protege Escola


Já em estruturação, este programa recebeu o nome de "Protege Escola" e a permanência de servidores públicos nas escolas deverá ocorrer em sistema de rodízio a partir da próxima semana. Os locais onde os profissionais ficarão não será divulgado enquanto estratégia de trabalho. Cada servidor contará com um telefone celular onde, por meio de aplicativo, poderá solicitar o auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM) imediatamente.


De acordo com Jaqueline Coutinho, seu funcionamento se dará nos moldes do aplicativo de proteção à mulher cuja resposta da GCM é muito efetiva. "O servidor aciona o botão e a viatura que estiver mais próxima dá assistência", completou Carriel,  lembrando que a chamada entra sempre pelo Centro de Operações Especiais e Inteligência (COEI) que comanda às viaturas em serviço pela cidade.


Com a presença dos secretários de Fazenda, Fábio Martins; Recursos Humanos, Suélei Gonçalves Flores, de Administração, José Carlos Cuervo Junior, e Planejamento, Helder Paranhos, além do titular da pasta de Governo, José Marcos Gomes Junior, e Relações Institucionais, Maurício Mota, a prefeita pediu todo o empenho para que esse programa seja viabilizado o mais rápido possível. "Não podemos aceitar essas ações. Essas reincidências são um absurdo e é com esse programa que prevenir e coibir esses crimes", assegurou Jaqueline.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rodrigo Manga é eleito prefeito de Sorocaba para os próximos 4 anos

Sorocaba tem 6 novas mortes pela Covid-19; total de casos chega a 23.927

Onça-parda é resgatada após ficar seis horas presa em árvore em Tatuí

Procurador que analisa pedido de Crespo já defendeu 13º a vereadores e

Com restrições, Anvisa concede aval para a importação das vacinas Sputnik V e Covaxin

Advogada que pediu soltura de André do Rap estagiou em gabinete de Marco Aurélio no STF