Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Jaqueline prorroga quarentena em Sorocaba e admite que pode decretar lockdown

Reprodução / Facebook
Postado em: 08/05/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, seguindo a determinação do Governo do Estado, decidiu ampliar a quarentena no município a partir de segunda-feira (10) até o dia 31 de maio. A medida segue sem flexibilizações, e foi tomada para conter o avanço do coronavírus (Covid-19) na cidade, assim como em todo o Estado. 

A determinação será publicada no jornal Município de Sorocaba desta sexta-feira (8). Em 21 de março a Prefeitura de Sorocaba decretou Estado de Calamidade Pública para fins de prevenção e enfrentamento da pandemia do coronavírus.  

Em live transmitida pelo facebook da Prefeitura, a prefeita admitiu determinar lockdown em Sorocaba. "Se a curva subir, posso estabelecer lockdown. Não vamos permitir chegar à situação de Manaus, Rio de Janeiro e outras localidades em que a situação ficou muito ruim", afirmou a prefeita.

Ainda segundo Jaqueline, a arrecadação financeira da Prefeitura de Sorocaba está abaixo do previsto. "Até o momento, arrecadamos 35% a menos do que tínhamos previsto".

A determinação seguirá como a anterior, com o fechamento do comércio e mantendo apenas os serviços essenciais, como nas áreas de Saúde e Segurança. Deverão seguir fechados as casas noturnas; shopping centers e galerias; academias e centros de ginástica; espaços para festas, casamentos, shows e eventos; escolas públicas ou privadas. Já os bares e restaurantes devem fechar e só poderão atender por delivery. A medida também afeta as padarias de todo o Estado que trabalham com refeições. 

As Casas do Cidadão e o Paço também permanecem sem atendimento presencial aos munícipes, mantendo apenas o funcionamento essencial. Assim como o Posto de Atendimento ao Trabalhador e a Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten).

Pela medida, devem seguir funcionando durante a quarentena: hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas; transporte público; transportadoras e armazéns; empresas de telemarketing; petshops; deliveries; supermercados, mercados e padarias; limpeza pública; postos de combustível; oficinas mecânicas e lojas de autopeças; lojas de material de construção. Também podem funcionar bancas de jornal, táxis e aplicativos de transporte, desde que cumpram com as orientações dos sanitaristas. Os serviços de Segurança Pública, tanto estadual, quanto municipais, também continuam funcionando normalmente. Os bancos e lotéricas também continuam abertos. As indústrias devem continuam operando, já que não têm atendimento ao público em geral. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Um em cada quatro municípios de SP já tem caso de coronavírus

Hospitalizações por Covid nos EUA batem recorde com avanço da ômicron

Com risos de aliado de Bolsonaro, ex-prefeito diz que roubou menos que o atual

Moradores reclamam de bailes funks em Sorocaba:

Base Aérea de Anápolis está pronta para receber repatriados

Entenda como será a dose de reforço contra Covid e 2ª dose da Janssen