19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Jaqueline deve assumir como prefeita enquanto Crespo não voltar da Espanha

Postado em: 13/11/2018

Compartilhe esta notícia:

A vice-prefeita Jaqueline Coutinho (PTB) aguarda posicionamento do Poder Judiciário para assumir a Prefeitura de Sorocaba.

Para oficializar o comando do Executivo, a própria vice redigiu ofício e o entregará no Fórum ao juiz responsável.

Segundo o Ministério Público, ela deve assumir como prefeita, já que o prefeito José Crespo está viajando.

“Tenho que atender essa recomendação sob pena de, também, ser investigada”, falou durante passagem na Câmara de Vereadores. “É automático – ausente o chefe do Executivo, o vice-prefeito deve assumir sob pena de caracterizar, inclusive, improbidade, por parte do vice-prefeito”, argumentou.

“Vou pedir para que façam a notificação, ainda que via WhatsApp, para o senhor prefeito. vamos ver, a partir de agora, qual o deslinde, mas não podemos deixar, de fato, o município acéfalo”, declarou na Casa Legislativa.

Assista

Ainda nesta tarde de terça-feira (13), Jaqueline afirmou que se reunirá com equipes da Secretaria de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais e de Governo para dar andamento à posse do Executivo.

O promotor de justiça Orlando Bastos Filho instaurou um inquérito civil determinando que a vice-prefeita Jaqueline Coutinho assuma imediatamente o cargo de prefeita em razão do prefeito José Crespo (DEM) estar em viagem ao exterior.

Em sua manifestação, Bastos coloca que o prefeito “viajou ao exterior, parte em recreação, para suposta missão oficial, nada muito transparente ou devidamente formalizado, não tendo passado seu cargo à vice-prefeita”.

Bastos quer que o prefeito ao voltar para o país, preste esclarecimento quanto “ao abandono da cidade, sem a indicação do vice” e lembra que quando viajou por um dia, e a vice estava licenciada porque era candidata a deputada estadual, Crespo passou a prefeitura para o presidente da Câmara, Rodrigo Mango (DEM).

Não sabia da viagem

Durante entrevista a jornalistas, a vice-prefeita disse que tomou conhecimento da viagem de Crespo à Europa pela imprensa. “Em nenhum momento ele me comunicou. Fiquei sabendo através da imprensa. Achei que poderia haver, até, uma transmissão de cargo. Mas, na ocasião, de acordo com a Lei Orgânica do Município, não precisa no período de 15 dias”, disse.

Viagem de Crespo

O prefeito José Crespo (DEM) embarcou para Barcelona, na Espanha, na tarde de quinta-feira (8), para participar do Smart City Expo World Congress, congresso organizado pela Fira Barcelona, “uma das mais importantes plataformas de feiras comerciais da Europa, que atua como impulsionadora econômica”.

Diferentemente do que aconteceu em 30 de agosto, quando viajou ao Rio de Janeiro e transmitiu o cargo ao presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Manga (DEM), que ficou prefeito por um dia, Crespo não solicitou à Jaqueline Coutinho, sua vice, que assumisse o Executivo durante esses 12 dias.

O Smart City Expo World Congress, que acontece entre os dias 12 e 15 de novembro, levou ao todo para Barcelona uma delegação de 11 prefeitos da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), e Crespo está entre eles.

Crespo embarca de volta ao Brasil no próximo dia 19.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Espetáculo Jacarelvis – A Magia Musical tem retirada de ingresso antecipada

Prefeitura determina que UPH Zona Norte e UPA Éden também atendam como referência Covid-19

Saae interliga nova adutora e interrompe abastecimento na Zona Oeste de Sorocaba 

Sorocaba registra acidentes, semáforos ‘apagados’ e motoristas confusos

Homem negro é forçado a se despir para provar que não furtou supermercado

Macacos hidráulicos levantam viaduto que cedeu em São Paulo