23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Jaqueline anuncia nova faixa horária para comércio, mas mantém abertura de 4 horas

Reprodução / Facebook
Postado em: 31/07/2020

Compartilhe esta notícia:

A prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) anunciou na tarde desta sexta-feira (31) um novo horário permitido para a abertura do comércio em Sorocaba e a manutenção da quarentena em Sorocaba, que permanece na Fase Laranja do Plano São Paulo até o próximo dia 10 de agosto. A cidade segue com liberação parcial do funcionamento do comércio e cultos religiosos, com limitações. Os estabelecimentos comerciais não essenciais podem abrir por 4 horas diárias, de segunda a sábado, exceto os shoppings, que também podem abrir aos domingos. 

A novidade anunciada pela prefeita foi a permissão da abertura do comércio de rua e galerias na faixa das 10h às 14h de segunda a sábado, além da faixa das 9h às 13h. Os shoppings também receberam permissão para abrir aos domingos, respeitando o limite de quatro horas. Jaqueline lamentou a manutenção da cidade laranja, mas afirmou que compreende as decisões com base em questões sanitárias. 

"Vamos aguardar com veemência a reclassificação de Sorocaba na próxima semana", disse a prefeita. Jaqueline comentou a reunião do Conselho Municipalista na tarde desta sexta, em que os prefeitos apontaram ao secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a necessidade da reclassificação.

Seguindo as orientações do “Plano São Paulo” do governo estadual e adotando procedimentos de segurança como higienização dos ambientes, disponibilização de álcool gel 70%, uso obrigatório de máscaras, comunicados de prevenção ao coronavirus e atendimento ao público limitado a 20% da capacidade com distanciamento entre pessoas, os shoppings, galerias de supermercados, comércio de rua, concessionárias, imobiliárias e escritórios terão horário de funcionamento de quatro horas diárias. Os serviços essenciais como farmácias, supermercados, padarias, pet shops entre outros, funcionam normalmente.

Em relação a atividade imobiliária, entre os critérios exigidos que constam no decreto destacam-se, realizar vistorias in loco em imóveis, apenas quando for imprescindível, considerando sempre que possível a intermediação online. Nas concessionárias de veículos, sempre que possível, apenas uma pessoa ocupar o veículo de test drive e antes e após cada test fazer a higienização do veículo. O acesso ao showroom também deve ser controlado, preferencialmente com visitas agendadas previamente. Nos escritórios, se possível, as equipes de trabalho devem ser reduzidas, além de manter a ventilação do local. No comércio, além da redução da capacidade, também cabe ao estabelecimento ajustar entradas e saídas e se necessário, isolar áreas de maior circulação.

Veja os horários de abertura: 

I - comércios de rua e galerias: das 09:00 às 13:00 ou das 10:00 às 14:00;

II - serviços: das 14:00 às 18:00;

III - concessionárias e lojas de comércio de veículos: das 09:00 às 13:00.

IV - shoppings em Sorocaba:

Pátio Cianê: 12h às 16h

Shopping Sorocaba:  14h às 18h

Iguatemi Esplanada:  15h às 19h

Cidade Sorocaba: 16h às 20h

Nesta fase, cinemas, operações de entretenimento e atividades para crianças não serão reabertos. Vale ressaltar que o descumprimento das medidas restritivas previstas no decreto ou o não atendimento aos protocolos sanitários exigidos implicará em sanções previstas no decreto municipal 25.721 de abril de 2020.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jovem de 22 anos que invadiu residência e estuprou vítima é preso por equipe da DDM

Governo de SP vai fornecer 161 mil computadores para professores da rede estadual

Agosto dourado do aleitamento materno - leia a coluna semanal de Vanderlei Testa

Beneficiários do Bolsa Família terão acesso a medicamentos gratuitos

Palhaço Fusquinha de Porta Aberta será atração no Parque das Águas

Governo federal garante abastecimento de combustíveis no país