25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Itu confirma caso suspeito de Coronavirus; Sorocaba e São Roque também registraram casos

Agência Brasil
Postado em: 27/02/2020

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria Municipal de Saúde de Itu confirmou a existência de uma suspeita de coronavírus (COVID-19) na cidade. De acordo com a nota oficial enviada pela Prefeitura, o caso foi registrado na noite desta quarta-feira (26).

De acordo com as informações, a paciente é uma mulher que chegou de viagem à Itália. Ela apresenta sintomas leves, está em casa e vem sendo monitorada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que aguarda o resultado de exame enviado ao Instituto Adolfo Lutz.

A recomendação da Secretaria de Saúde é que a população esteja atenta ao cenário nacional a fim de verificar se esteve em contato com casos suspeitos e, ao apresentar sintomas da doença, procure imediatamente um serviço de saúde.

São Roque e Sorocaba também investigam casos suspeitos da doença. Em Sorocaba, um morador de 24 anos está em isolamento domiciliar. O paciente de São Roque, um homem de 40 anos, teve alta médica, mas o resultado do exame do instituto Adolfo Lutz ainda é aguardado.

Caso em Sorocaba

A Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Vigilância Epidemiológica, recebeu na noite desta quarta-feira (26) a notificação de um caso suspeito de coronavírus (COVID-19). Trata-se de um morador de Sorocaba, do sexo masculino de 24 anos, com história de viagem para a Itália nos últimos 14 dias. Ele apresentou febre acompanhada de sintomas respiratórios leves.

O paciente foi atendido numa Unidade de Pronto Atendimento de Sorocaba, local onde foram respeitados todos os critérios de higiene/etiqueta respiratória. O paciente encontra-se bem e mantido em isolamento domiciliar. As amostras para exames já foram coletados e enviados ao Instituto Adolf Lutz (IAL).

A família do paciente foi orientada com as medidas preventivas de contato e o suspeito da doença será monitorado diariamente pela Vigilância Epidemiológica até o resultado dos exames. Ainda não há previsão do resultado, mas assim que concluído, será divulgado a toda imprensa. Vale ressaltar, que oficialmente, a cidade registrou apenas um caso suspeito.

Caso em São Roque

A Prefeitura de São Roque informou, nesta manhã de quinta-feira (27), que o homem com suspeita de Coronavírus recebeu alta médica no final da noite desta quarta-feira (26), passa bem e permanecerá em isolamento social (quarentena na sua residência) até que saia o resultado do exame. 

A família e pessoas que tiveram contato com ele também permanecem em quarentena, a qual estão desde o retorno ao Brasil.

O resultado do exame enviado para o Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência nacional para análise de amostras casos suspeitos do COVID19, ainda não foi liberado.

De acordo com a família, o homem de 40 anos estava internado em São Paulo com sintomas amenos. Eles relatam que foi indicada a observação e exames por conta de ter estado no norte da Itália, região que registra diversos casos da doença.

Familiares ainda asseguraram que o paciente não voltou para o Brasil no mesmo voo do caso confirmado nesta última quarta.

Dicas de prevenção

A contaminação se dá através de gotículas que saem da pessoa infectada por meio de tosse, espirro e fala. O vírus pode estar em qualquer superfície: em maçanetas, mesas, bancadas. Você pode tocar nessas superfícies, contaminar a mão, e depois tocar rosto, boca e olhos, que são portas abertas para o vírus entrar no organismo.

A higienização pode ser feita com água e sabão ou álcool gel, mas nunca apenas com água. Além das mãos, também, é recomendável limpar com desinfetantes aquelas superfícies que possam estar infectadas, mantendo-se uma distância mínima de um metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba pode ficar sem coleta de lixo na próxima semana; TCE suspendeu licitação de R$ 202 milhões

Bolsonaro tem dieta oral suspensa e vai para alimentação endovenosa

IGP-M cai 1,93% em junho e acumula queda em 12 meses, diz FGV

Câmara de Votorantim fecha após vereador e 5 servidores testarem positivo para covid-19

Em meio a protestos, reforma da Previdência é aprovada na Alesp

Jaqueline Coutinho se afasta por 10 dias e transmite cargo ao vereador Fernando Dini