16 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Isolamento social em Sorocaba se mantém em 43%; no Estado, número sobre para 49%

Arquivo
Postado em: 21/05/2020

Compartilhe esta notícia:

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social em Sorocaba se manteve nos 43% nesta quarta-feira (19). No Estado, o índice de respeito à quarentena subiu para 49%. Os dados foram divulgados hoje (21).

O número de novos casos de coronavírus já cresce mais rapidamente em todas as regiões do estado de São Paulo do que na região metropolitana da capital, segundo o governo do estado. A ampliação do megaferiado, que deve se estender até segunda-feira (25), pode ter contribuído com o leve aumento na porcentagem estadual, mas o índice anda está abaixo do estipulado pelo Estado.

Na entrevista coletiva de ontem (20), o governador João Dória disse que é possível a adoção do lockdown nem São Paulo. "Se nós não tivermos solidariedade, os índices crescerem ainda mais, e colocarmos em risco a vida das pessoas, seremos obrigados a adotar o lockdown", afirmou. "Vamos fazer um esforço nesses seis dias, de hoje até segunda-feira, na capital, na região metropolitana, no interior e no litoral, para evitar medidas mais duras e mais restritivas", disse o governador.

O megaferiado decretado no município de São Paulo que começou valer nesta quarta-feira (20) deverá ser ampliado até a próxima segunda-feira (25). Para isso, após antecipar os feriados de Corpus Christi e Dia da Consciência Negra, também será antecipado o feriado de 9 de Julho.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, 74% dos municípios do estado já registraram casos da Covid-19, o que inclui todos aqueles com pelo menos 15 mil habitantes.

Monitoramento

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos no site http://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ex-treinador da seleção brasileira de ginástica é banido do esporte

Mãe e filha deficiente são esfaqueadas até a morte na Zona Oeste; corpos foram encontrados em imóvel

Audiência Pública discute a verba do Orçamento da Secretaria da Cultura - veja a coluna de José Simões

Crespo e secretários vão neste sábado ao Jardim Ipiranga conhecer demandas dos moradores

Obras do BRT e da CPFL vão interromper abastecimento de água na quarta-feira

Tratador de animais mata cinco tigres em parque nos Estados Unidos