19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Isolamento social em Sorocaba cai para 46%, segundo dados do monitoramento estadual

Arquivo Ipaonline
Postado em: 23/04/2020

Compartilhe esta notícia:

O índice de isolamento social de Sorocaba nesta quarta-feira (22) caiu para 46%, o segundo menor percentual nos últimos 30 dias. O dado faz parte do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado de São Paulo. 

A média estadual é de 48%, número considerado preocupante pelo governador João Doria (PSDB), que cogitou até repensar a decisão de flexibilizar a quarentena no Estado a partir de 11 de maio.

O sistema mediu dados ainda de outras 5 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba, sendo, numa escala de maior para menor percentual de quarentena: Ibiúna (55%), São Roque (52%), Tatuí (51%), Votorantim (49%) e Itapetininga (49%), Itu (46%). A meta do governo é de 70% em todo o estado. No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras. 

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas.

As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

Quarentena prorrogada

O Governador João Doria anunciou a extensão da quarentena em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo até 10 de maio. A medida mantém o fechamento de comércio e serviços não essenciais para reforçar o isolamento social e reduzir a circulação de pessoas ante o crescimento de casos e de mortes pela COVID-19.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Anvisa autoriza vacina da Pfizer para crianças a partir de 12 anos

Ministro da Justiça determina novo inquérito sobre morte de Marielle Franco

Sorocaba recebe primeiro lote de vacinas da Janssen

CTE São Guilherme inicia funcionamento em Sorocaba

‘Abriremos um grande diálogo’, diz Ribeiro ao tomar posse no MEC

População volta a solicitar novas ligações de água e esgoto