15 de Junho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Inteligência artificial pode afetar futuro mercado de trabalho

Imagem: Agência Brasil.
Postado em: 03/05/2023

Compartilhe esta notícia:

Texto: Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília.

 

Com o avanço da inteligência artificial, muitas pessoas temem perder o emprego para a tecnologia. Perguntei ao ChatGPT, uma das ferramentas mais populares de inteligência artificial, se ele se considera uma ameaça aos trabalhadores. A resposta foi não.

 

"A automação e a inteligência artificial podem complementar trabalhos humanos, invés de substituí-lo. Empresas podem adotar a capacitação de funcionários e novas formas de organização do trabalho".

 

A inteligência artificial já é realidade em áreas como marketing digital e análise de risco em bancos. O diferencial agora são os sistemas para facilitar a produção de texto e diálogo com humanos.

 

O neurocientista Álvaro Machado considera que o avanço tecnológico não é ruim, mas defende um debate sobre o uso dessa tecnologia. Para ele, o trabalho automatizado deve ser taxado. 

 

"Um robô faz um trabalho humano e não paga imposto nenhum. Porque ele não é uma pessoa, ele é um software. Mas tem muita gente que faz um trabalho parecido e paga o imposto - então, do ponto de vista produtivo, ele é igual uma pessoa. Tem que pagar imposto. E este imposto tem que servir para que haja uma redistribuição de renda".

 

O engenheiro Edison Spina acredita que os empregos gerenciais vão ser os mais impactados.  

 

"A época da fábrica, o cara que apertava o parafuso, perdeu já o lugar para o robô que aperta o parafuso, certo? Cada vez isso vai subindo na hierarquia. Os níveis gerenciais, etcétera, passam a ter essa nova ferramenta".

 

Álvaro Machado aponta a questão econômica para a troca dos profissionais com salários mais altos.

 

"Se tem outra atividade que é mais sofisticada, e aparentemente, mais intrinsecamente humana, e a substituição dela pode trazer uma vantagem econômica muito maior, é mais provável que ali que os investimentos incidam".

 

Para Edison Spina, saber utilizar a inteligência artificial vai ser habilidade obrigatória no futuro.

 

"As características do trabalho serão diferentes. E algumas pessoas que vão estar ocupando essas novas posições se preparam para elas e vão ocupá-las. E outras pessoas, que não se preocuparam com isso, certamente vão perder postos de trabalho".

 

Segundo relatório da consultoria Goldman Sachs, a inteligência artificial pode afetar até 300 milhões de empregos em tempo integral no mundo.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeitura instala delimitador de altura de caminhões em mais um ponto na Avenida Dom Aguirre

Visita de Bolsonaro à Região Metropolitana de Sorocaba é aguardada nesta 5ª

Programação especial celebra Dia da Consciência Negra em Sorocaba; confira as atividades

Terceiro filme da franquia “John Wick” e cinebiografia “Kardec” entram em cartaz

Líderes mundiais condenam tentativa de golpe em Brasília

Prefeitura retira mais de 280 m3 de materiais descartados irregularmente