19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Iniciativa promove o conhecimento para fortalecer projetos sociais e driblar desafios

Foto: Rede Filantropia/Divulgação
Postado em: 04/04/2022

Compartilhe esta notícia:

O Terceiro Setor foi um dos grandes afetados pela pandemia de Covid-19. Muitas organizações viram as doações despencarem durante o período mais crítico e ainda tentam driblar as dificuldades para encontrar apoiadores financeiros e voluntários para a manutenção de suas atividades. Em um cenário desfavorável, em que é essencial aprender a captar recursos e otimizar o seu uso, o conhecimento é uma das saídas possíveis.

 

Uma pesquisa da Charities Aid Foundation America (CAF America), de janeiro de 2021, entrevistou 805 organizações sociais de 152 países e descobriu que 96,5% delas foram impactadas negativamente pela pandemia. Entre as principais preocupações relatadas para aquele ano estava a redução nas contribuições. 

 

A CAF America também entrevistou 162 organizações no Brasil, em agosto de 2021. O relatório intitulado “Lessons in Disaster Philanthropy” revelou que 3,09% delas estavam temporariamente fechadas, e 46,91% declararam incapacidade para atender a demanda, sendo forçadas a fazer cortes nos programas e nas operações.

 

Diante destes desafios, notou-se uma maior necessidade de inovação pelas organizações e da implementação de estratégias para garantir a manutenção das atividades no curto e no longo prazos. Iniciativas que buscam contribuir com a profissionalização do Terceiro Setor por meio da troca de conhecimentos tornaram-se ainda mais fundamentais nesse cenário.

 

No Brasil, a Rede Filantropia realiza um trabalho que tem como foco fortalecer as organizações do Terceiro Setor do País por meio de capacitações e da disseminação do conhecimento técnico em gestão. Atuando desde 2002, a plataforma criou o Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE), que chega à 9ª edição neste ano.

 

O município de Sorocaba, no interior de São Paulo, foi escolhido para sediar o evento marcado para abril. Entre os dias 26 e 29, mais de 90 palestrantes nacionais e internacionais abordarão os principais temas que norteiam a gestão das Organizações da Sociedade Civil (OSCs). A programação também terá mais de 100 atividades para que os participantes exercitem o conhecimento transmitido na prática.

 

“A profissionalização é fundamental para a sobrevivência das organizações e a garantia da manutenção de suas atividades. Durante quatro dias, serão abordados diversos assuntos para melhorar a atuação delas na sociedade, como legislação, contabilidade, marketing e outros. O destaque são as estratégias para aumentar a captação de recursos, que é um desafio constante, cujo domínio mostrou-se ainda mais crucial na pandemia”, afirma Marcio Zeppelini, presidente da Rede Filantropia.

 

Além de participar das palestras, debates e atividades, as organizações inscritas no fórum têm a oportunidade de trocar experiências com pessoas de todo o País e fazer conexões para parcerias. O evento reúne representantes das OSCs de todos os portes, empresários, estudantes e acadêmicos, gestores públicos, voluntários e pessoas interessadas em se engajar em alguma atividade social.

 

O acesso ao FIFE é realizado mediante ingresso, que pode ser adquirido pelo site oficial do evento. Toda a verba arrecadada é revertida em ações da Rede Filantropia em benefício das organizações. “Durante todo o ano, lançamos cursos, revistas, videoaulas, treinamentos, e-books e diversos materiais que têm o objetivo de orientar e capacitar para uma gestão mais correta e transparente das organizações. Temos mais de 100 mil pessoas inscritas na nossa plataforma, além de mais de 2,2 mil organizações associadas”, explica a diretora executiva da Rede Filantropia, Thaís Iannarelli.

 

Para alcançar um número maior de pessoas, a 9ª edição do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica será realizada de forma híbrida. O evento presencial ocorre no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e também poderá ser acessado online. Os participantes podem optar pela modalidade no momento da inscrição para o FIFE.

 

Referência nacional

 

Sorocaba é a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber o FIFE e a expectativa é ter participantes de todo o Brasil. O evento já passou por Natal (RN), Gramado (RS), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Florianópolis (SC), somando um público de quase 5 mil pessoas nas edições entre 2014 e 2021.

 

SERVIÇO:

 

9º Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica - FIFE
Data: 26 a 29 de abril de 2022
Local: Av. Itavuvu, número 11.777, Sorocaba/SP (Parque Tecnológico de Sorocaba) e Online
Ingressos: www.fife.org.br
Mais informações: (11) 2626-4019 (WhatsApp) / filantropia@filantropia.ong

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ítalo Ferreira é ouro em Tóquio e 1º campeão olímpico no surfe

Fiscalização fecha 20 estabelecimentos no Wanel Ville, Simus e Júlio de Mesquita Filho

Declarações de ministro da Educação sobre gays e papel do MEC contrariam lei, dizem especialistas

Prefeitura de Votorantim inicia quarta distribuição dos kits merenda

Mesmo com variante delta, Doria mantém plano de reabertura de atividades em SP

Governo anuncia ‘saque-aniversário’ do FGTS para 2020