Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Iniciativa promove o conhecimento para fortalecer projetos sociais e driblar desafios

Foto: Rede Filantropia/Divulgação
Postado em: 04/04/2022

Compartilhe esta notícia:

O Terceiro Setor foi um dos grandes afetados pela pandemia de Covid-19. Muitas organizações viram as doações despencarem durante o período mais crítico e ainda tentam driblar as dificuldades para encontrar apoiadores financeiros e voluntários para a manutenção de suas atividades. Em um cenário desfavorável, em que é essencial aprender a captar recursos e otimizar o seu uso, o conhecimento é uma das saídas possíveis.

 

Uma pesquisa da Charities Aid Foundation America (CAF America), de janeiro de 2021, entrevistou 805 organizações sociais de 152 países e descobriu que 96,5% delas foram impactadas negativamente pela pandemia. Entre as principais preocupações relatadas para aquele ano estava a redução nas contribuições. 

 

A CAF America também entrevistou 162 organizações no Brasil, em agosto de 2021. O relatório intitulado “Lessons in Disaster Philanthropy” revelou que 3,09% delas estavam temporariamente fechadas, e 46,91% declararam incapacidade para atender a demanda, sendo forçadas a fazer cortes nos programas e nas operações.

 

Diante destes desafios, notou-se uma maior necessidade de inovação pelas organizações e da implementação de estratégias para garantir a manutenção das atividades no curto e no longo prazos. Iniciativas que buscam contribuir com a profissionalização do Terceiro Setor por meio da troca de conhecimentos tornaram-se ainda mais fundamentais nesse cenário.

 

No Brasil, a Rede Filantropia realiza um trabalho que tem como foco fortalecer as organizações do Terceiro Setor do País por meio de capacitações e da disseminação do conhecimento técnico em gestão. Atuando desde 2002, a plataforma criou o Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE), que chega à 9ª edição neste ano.

 

O município de Sorocaba, no interior de São Paulo, foi escolhido para sediar o evento marcado para abril. Entre os dias 26 e 29, mais de 90 palestrantes nacionais e internacionais abordarão os principais temas que norteiam a gestão das Organizações da Sociedade Civil (OSCs). A programação também terá mais de 100 atividades para que os participantes exercitem o conhecimento transmitido na prática.

 

“A profissionalização é fundamental para a sobrevivência das organizações e a garantia da manutenção de suas atividades. Durante quatro dias, serão abordados diversos assuntos para melhorar a atuação delas na sociedade, como legislação, contabilidade, marketing e outros. O destaque são as estratégias para aumentar a captação de recursos, que é um desafio constante, cujo domínio mostrou-se ainda mais crucial na pandemia”, afirma Marcio Zeppelini, presidente da Rede Filantropia.

 

Além de participar das palestras, debates e atividades, as organizações inscritas no fórum têm a oportunidade de trocar experiências com pessoas de todo o País e fazer conexões para parcerias. O evento reúne representantes das OSCs de todos os portes, empresários, estudantes e acadêmicos, gestores públicos, voluntários e pessoas interessadas em se engajar em alguma atividade social.

 

O acesso ao FIFE é realizado mediante ingresso, que pode ser adquirido pelo site oficial do evento. Toda a verba arrecadada é revertida em ações da Rede Filantropia em benefício das organizações. “Durante todo o ano, lançamos cursos, revistas, videoaulas, treinamentos, e-books e diversos materiais que têm o objetivo de orientar e capacitar para uma gestão mais correta e transparente das organizações. Temos mais de 100 mil pessoas inscritas na nossa plataforma, além de mais de 2,2 mil organizações associadas”, explica a diretora executiva da Rede Filantropia, Thaís Iannarelli.

 

Para alcançar um número maior de pessoas, a 9ª edição do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica será realizada de forma híbrida. O evento presencial ocorre no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e também poderá ser acessado online. Os participantes podem optar pela modalidade no momento da inscrição para o FIFE.

 

Referência nacional

 

Sorocaba é a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber o FIFE e a expectativa é ter participantes de todo o Brasil. O evento já passou por Natal (RN), Gramado (RS), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Florianópolis (SC), somando um público de quase 5 mil pessoas nas edições entre 2014 e 2021.

 

SERVIÇO:

 

9º Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica - FIFE
Data: 26 a 29 de abril de 2022
Local: Av. Itavuvu, número 11.777, Sorocaba/SP (Parque Tecnológico de Sorocaba) e Online
Ingressos: www.fife.org.br
Mais informações: (11) 2626-4019 (WhatsApp) / filantropia@filantropia.ong

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Urbes atuará para que frota cumpra ordem judicial e garanta 70% dos serviços

Senador apresenta voto pela rejeição da indicação de Kássio Nunes ao STF

Motoboy que ficou nu em assalto desabafa: "com o serviço de entregador eu ajudava na renda de casa"

Estado de São Paulo é pioneiro no combate à violência contra a mulher

VÍDEO - Gato que escalou altura de 30 metros em árvore é resgatado pelos bombeiros

Torcedores do Palmeiras de Sorocaba em Abu Dabi - veja a coluna de Vanderlei Testa