19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

‘Infundadas e sem suporte’, diz Alckmin sobre denúncias do MP

Jovem Pan News
Postado em: 23/07/2020

Compartilhe esta notícia:

Jovem Pan News

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que as denúncias do Ministério Público de São Paulo por falsidade ideológica eleitoral, corrupção passiva e lavagem de dinheiro são “infundadas e não encontram suporte nos fatos.” Por meio da sua defesa, o tucano diz que jamais foi procurado pelas autoridades para se manifestar a respeito dos fatos e que responderá aos termos da denúncia “seguro de que não praticou qualquer ilícito, até porque nunca recebeu valores a título de contribuição de campanha eleitoral que não tenham sido devidamente declarados. Nem, tampouco, praticou qualquer ato de corrupção durante mais de 40 anos de vida pública.”

De acordo com a denúncia apresentada nesta quinta-feira, 23, Alckmin teria recebido R$ 2 milhões em espécie da Odebrecht durante a campanha ao Palácio dos Bandeirantes em 2010, e R$ 9,3 milhões quando disputou a reeleição, em 2014. Os recursos, segundo a investigação, não foram registrados nas prestações de contas do candidato, que, para a polícia, solicitou e recebeu vantagem indevida, pagas pelo setor de operações estruturadas da Odebrecht, a partir do emprego de métodos ilícitos como uso de “doleiros”, com o fim de ocultar a origem dos valores e dificultar a possibilidade de seu rastreio.

Além de Geraldo Alckmin, foram denunciados Marcos Antônio Monteiro, tesoureiro da campanha de 2014, e seu funcionário Sebastião Eduardo Alves; os executivos e operadores do Grupo Odebrecht e também colaboradores, Benedicto Barbosa da Silva Júnior, Luiz Antônio Bueno Júnior, Arnaldo Cumplido de Souza e Silva, Maria Lúcia Guimarães Tavares, Fernando Migliaccio da Silva e Luiz Eduardo da Rocha Soares.; além do doleiro e colaborador Alvaro José Gallies Novis. O cunhado de Alckmin, Adhemar César Ribeiro, não foi objeto da ação penal em razão da prescrição, que o beneficiou em razão da idade (superior a 70 anos).

A denúncia ocorreu a partir da força-tarefa constituída em fevereiro deste ano. No mesmo âmbito, já foi denunciado o candidato ao governo do Estado de São Paulo, Paulo Skaf (MDB), e foram deflagradas duas operações em investigação de crimes eleitorais e conexos, uma na semana passada envolvendo o deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade), e outra nesta semana tendo, como alvo o senador José Serra (PSDB).

Após a notícia, Bruno Covas, em entrevista coletiva, anunciou  que Alckmin deixará a coordenação de sua campanha à reeleição no pleito deste ano. Covas reiterou que acredita na inocência do colega de partido. “Ele sai com um patrimônio menor do que tinha quando começou suas atividades”, argumentou o prefeito. “Alckmin pediu para se afastar da campanha na manhã desta quinta-feira para para trabalhar na sua defesa”.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ministério da Saúde quer lançar novo plano para testar até 26,6 milhões por mês contra a Covid

Polícia Civil esclarece dois homicídios ocorridos neste ano; três suspeitos foram presos

Garoto torturado vai a abrigo público e aguarda proteção após receber ameaças

Pequim intensifica medidas contra 2ª onda de coronavírus para não se tornar "nova Wuhan"

Prefeitura de Sorocaba inicia construção do Complexo Hospitalar Municipal “Cidade da Saúde”

Câmara barra voto impresso, esvazia discurso golpista e impõe derrota a Bolsonaro em dia de blindados