19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Indústria cresce 2,6% em setembro e elimina perdas na pandemia

Foto: Agência Brasil
Postado em: 04/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Diego Garcia, FOLHAPRESS

A produção industrial brasileira emendou o quinto mês consecutivo de alta após tombo recorde causado pela pandemia de Covid-19 e eliminou as perdas do pior período da crise.


O crescimento em setembro foi de 2,6% em comparação com o mês anterior, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


Nos cinco meses de recuperação, o setor compensou a perda de 27,1% entre março e abril, quando a pandemia atingiu o país e levou ao fechamento de comércio, bares, restaurantes e shoppings, a fim de promover o isolamento social para conter o avanço do coronavírus.


No pico da Covid-19, com tombos de 9,1% em março e 18,8% em abril, a produção industrial brasileira atingiu o pior patamar da história.


No acumulado do ano, a indústria brasileira recuou 7,2%. Em doze meses, retraiu 5,5%. Já na comparação com setembro do ano passado, a indústria cresceu 3,4%, interrompendo dez meses de resultados negativos seguidos nessa comparação.


Mais uma vez, a indústria automobilística puxou os resultados do mês, que teve avanço generalizado em todas as categorias. Em veículos automotores, reboques e carrocerias, a alta foi de 14,1%, com expansão de 1.042,6% em cinco meses consecutivos de crescimento. Porém, o setor ainda está 12,8% abaixo do patamar de fevereiro.


Outras atividades cresceram pelo quinto mês seguido, como máquinas e equipamentos (12,6%), confecção de artigos do vestuário e acessórios (16,5%) de couro e artigos para viagem e calçados (17,1%).


Já os segmentos de produtos alimentícios (1,2%), metalurgia (3,5%) e produtos de minerais não-metálicos (4,2%) também contribuíram com o resultado de setembro, informou o IBGE.


A indústria foi o setor da economia com maior queda no PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre, quando recuou 12,7%, o maior tombo desde que o IBGE começou a calcular o PIB no formato atual, em 1996.


No trimestre, o PIB brasileiro caiu 9,7%, também um tombo inédito na história da pesquisa.


Para economistas, o ritmo da retomada vai depender da recuperação do mercado de trabalho, que ainda não deu sinais de reação à crise provocada pela pandemia.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Munícipe ‘auxilia’ o trânsito após acidente envolver carros e moto

Câmara aprova cotas de auxílio de R$ 600 a vítimas de violência doméstica

1 em cada 5 crianças e adolescentes tem transtornos alimentares, diz estudo

Mortes pelo novo coronavírus sobem para 43 em Sorocaba

Bombeiros resgatam corpo de homem que se afogou em lago de Sorocaba três dias após buscas

Dia D da ‘pólio’ e multivacinação acontece em 30 UBSs amanhã