19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Inadimplência registra queda pelo 4º mês consecutivo em Sorocaba

Arquivo
Postado em: 30/05/2020

Compartilhe esta notícia:

Segundo o banco de dados da Associação Comercial de Sorocaba, administrado pela Boa Vista SCPC, o número de pessoas com o famoso "nome sujo", a quantidade de débitos e o valor total da dívida registraram queda pelo 4º mês consecutivo.

De março a abril, a quantidade de CPFs negativados, equivalente ao total de pessoas inadimplentes na cidade, passou de 66.379 para 63.839. Em comparação ao início do ano, a queda é ainda mais expressiva, de 8%.

Em relação aos registros, que indicam a quantidade de dívidas na cidade, caiu de 105.039 para 101.092 (4%). Se for comparado com o mesmo período de 2019, a queda é de 21%. Já o valor total de débitos apontou declínio de 3,8%, passando de R$ 58.196.957 em março para R$ 54.676.349 em abril.

Para a economista da Associação Comercial de Sorocaba, em parceria com a Esamc Jr., Carla Giuliani, estes números são promissores, pois demonstram que as pessoas estão sendo mais conservadoras e cautelosas. "Entretanto, também aponta que estão diminuindo suas compras a crédito", avalia. 

Índice de Confiança do Consumidor

O ICC, indicador de acompanhamento das expectativas atuais e futuras dos consumidores em relação à situação econômica do país, pertencente à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, indicou uma queda de 8% em relação a abril de 2019, o que reflete a insegurança de toda a população frente à pandemia.

"Provavelmente, com a flexibilização da quarentena para os setores econômicos, o movimento no comércio deve aumentar a partir de junho, o que trará um alívio aos empreendedores", ressalta a economista. 

Base de dados 

Os números divulgados pela Associação Comercial de Sorocaba encontram respaldo no banco de dados da própria entidade, administrado pela Boa Vista SCPC. O relatório mede a inadimplência de três maneiras: CPFs negativados, quantidade de registros e valor total da dívida.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Maguito Vilela, prefeito licenciado de Goiânia, morre em São Paulo

Lula participa de reunião entre governo e oposição venezuelanos

Homem morre na região da cracolândia após briga entre usuários, diz polícia

Adoção no Brasil e sustentabilidade em embalagens são temas de projetos de graduação

Decreto do indulto humanitário é publicado no Diário Oficial

Chefe do tráfico é preso e outros dois são presos com drogas na Zona Norte