16 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Inadimplência registra queda pelo 10º mês consecutivo em Sorocaba

Arquivo
Postado em: 17/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Pelo 10º mês consecutivo, os índices da inadimplência do banco de dados da Associação Comercial de Sorocaba, administrado pela Boa Vista SCPC, vem registrando queda, informações que tem o objetivo de auxiliar as empresas na concessão de crédito.

O número de CPFs negativados caiu de 55.336 para 54.764 em outubro. No ano, a queda é de 19% na cidade. A quantidade de registros (dívidas apontadas no sistema) passou de 84.424 para 82.880. Nos últimos doze meses a baixa foi de 27,67%. Estima-se que, em média, cada pessoa tem dois pagamentos em atraso.

Os valores devidos somam aproximadamente R$ 45.766 milhões, contra R$ 46.999 milhões, um declínio de 2,62% em comparação com setembro e 30% no ano.

Para o setor de economia da Associação Comercial, em parceria com a Esamc Jr., estes números corroboram com a melhoria que as pequenas empresas sentiram no terceiro trimestre de 2020, quando viram sua atividade econômica aumentar. Isso gera, mesmo que tímida, uma espiral ascendente e novas oportunidades.

O Índice de Confiança publicado pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias), demonstrou claramente que a segurança das pequenas empresas tem aumentado, sendo sua média histórica de 45,6 e no terceiro semestre o valor foi para 52,4. Esse índice vai de 0 a 100 e os números a partir de 50, demonstram confiança pelo empresariado.

O índice de desempenho para o terceiro semestre ficou em 52,3 contra 49,7 no segundo semestre, sendo que a média histórica é de 42,9.

Em relação às perspectivas, os dados são ainda mais animadores, visto que em setembro o valor estava em 59,7, já outubro 59,5, uma ligeira baixa, mas, ainda mostrando claramente que os empresários têm fé nas melhoras da economia.

"Os números da inadimplência caindo e o empresariado acreditando mais na economia, parecem indicar que este final de ano será um pouco menos nefasto do que foi considerado em março de 2020, quando iniciou-se a pandemia e a quarentena. Que estes números continuem a melhorar", ressalta a economista Carla Giuliani.

Base de dados 

Os números divulgados pela Associação Comercial de Sorocaba encontram respaldo no banco de dados da própria entidade, administrado pela Boa Vista SCPC. O relatório mede a inadimplência de três maneiras: CPFs negativados, quantidade de registros e valor total da dívida.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PAT Sorocaba apresenta saldo positivo de novos empregos em outubro

Rodoviária de Sorocaba reforça demanda para o feriado prolongado

Governo de SP orienta empresas para agilizar testagem em massa da Covid-19

Dia de Finados deve receber cerca de 40 mil pessoas nos cemitérios em Sorocaba

Fabíola protocola emenda para aumento no número de cirurgias em Votorantim

Calendário Municipal de Vacinação segue com todas as vacinas disponíveis nas 33 UBSs