15 de Outubro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

IBGE: desemprego cai para 6,6% no trimestre encerrado em agosto

Foto: Agência Brasil
Postado em: 27/09/2024

Compartilhe esta notícia:

A taxa de desocupação, também conhecida como taxa de desemprego, recuou para 6,6% no trimestre encerrado em agosto deste ano. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa é a menor taxa para um trimestre encerrado em agosto desde o início da pesquisa, em 2012.

 

No trimestre anterior, encerrado em maio de 2024, a taxa havia sido de 7,1%. Já no mesmo período do ano anterior, ou seja, o trimestre encerrado em agosto de 2023, a taxa havia ficado em 7,8%.

 

A população desocupada ficou em 7,3 milhões, o menor número desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015. O contingente é 6,5% menor do que no trimestre anterior (menos 502 mil pessoas) e 13,4% inferior ao ano anterior (menos 1,1 milhão).

 

Já o total de trabalhadores do país atingiu um recorde: 102,5 milhões. As altas são de 1,2% em relação ao trimestre anterior (mais 1,2 milhão de empregos) e de 2,9% em relação ao ano anterior (mais 2,9 milhões de pessoas).

 

“A baixa desocupação reflete a expansão da demanda por trabalhadores em diversas atividades econômicas, levando a taxa de desocupação para valores próximos ao de 2013, quando esse indicador estava em seu menor patamar”, afirma a coordenadora da pesquisa, Adriana Beringuy.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Supremo forma maioria para suspender MP de Bolsonaro que extingue DPVAT

Justiça anula título de doutor honoris causa de Lula em universidade de Alagoas

Votorantim tem baixa adesão de gestantes e crianças em campanha de vacinação contra a gripe

Grupo Abril diz que irá recorrer de decisão que manda reintegrar demitidos

MPE determina que Manga exclua vídeos das redes por campanha antecipada

Ato de Bolsonaro foi de cidadão que tentou dar golpe e sabe que pode ser preso, diz Lula