Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Hospital Dr. Miguel Soeiro realizou a primeira ablação por radiofrequência em tumor renal

Foto: divulgação
Postado em: 17/08/2021

Compartilhe esta notícia:

Na última terça-feira (10), uma equipe coordenada pelo cooperado doutor Júlio Prestes (oncologista clínico) e formada pelos doutores Júlio Geminiani (urologista), Antônio Moscatelli (radiologista), Thiago Queiroz (radiologista intervencionista) e Nilson Senne (anestesista) realizou no Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), pela primeira vez, um procedimento denominado ablação por radiofrequência para eliminar um tumor renal.

 

Esta técnica utiliza ondas de rádio de alta energia para aquecer um tumor. Basicamente, uma sonda com espessura semelhante à de uma agulha é inserida através da pele até atingir o nódulo, guiada por ultrassom e tomografia computadorizada. Quando ela está posicionada no local exato, uma corrente elétrica a atravessa, aquecendo a tumoração e destruindo as células cancerígenas.

 

O procedimento ocorreu com sucesso. O paciente, um médico de 63 anos, residente em uma cidade vizinha, recebeu alta logo após.

 

A indicação da ablação por radiofrequência foi feita pelo doutor Júlio Geminiani, por ser minimamente invasiva, eficaz e evitar uma nefrectomia parcial, que corresponderia à retirada parcial do rim afetado. Segundo o doutor Júlio Prestes, novos procedimentos como esse poderão ocorrer no futuro para tratamento de tumores hepáticos, metástases hepáticas e tumores renais.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Witzel contradiz argumento de Bolsonaro e diz que nunca comentou sobre porteiro com presidente

Confira pagamentos e tributos adiados ou suspensos durante pandemia

“Uma Aventura Lego 2” e indicados ao Oscar chegam aos cinemas da região

GCM realiza patrulhamento preventivo contra aglomerações

O bebê de 2021 e de todos os anos - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Blitz de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas ocorre na Zona Leste