08 de Outubro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Hospital de Campanha de Sorocaba começa a funcionar nesta segunda-feira

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 25/05/2020

Compartilhe esta notícia:

A partir desta segunda-feira (25),  o Hospital de Campanha “Douglas Barbosa de Medeiros”, estará apto a receber pacientes suspeitos e confirmados com o novo coronavírus. A estrutura com capacidade para 84 leitos foi montada na Arena Multiuso, situada nas margens da Rodovia Raposo Tavares. De início, o hospital contará com 22 leitos, sendo 20 intermediários e dois de estabilização. Nessa fase inicial, a assistência será feita por 78 servidores da Secretaria da Saúde (SES).

 

De acordo com a SES, neste momento, os leitos de enfermaria na UPH Zona Leste e de UTI contratados junto à Santa Casa têm sido suficientes para atender aos casos da covid-19 registrados na cidade. “O Hospital de Campanha é a nossa segurança para enfrentar um possível aumento do número de casos da doença. O que é absolutamente necessário, pois estamos falando de vidas”, reforçou o secretário da Saúde, Ademir Watanabe.

 

Os primeiros 22 leitos começarão a ser utilizados conforme as vagas de enfermaria da UPH Zona Leste e do Hospital Santa Casa forem sendo ocupadas. A ativação dos outros leitos do hospital vai acontecer de forma gradativa, conforme a necessidade. A implantação e operação de todos os 84 leitos está contratada, mas ela será paga pelo município de acordo com a ativação deles.

 

A denominação do novo hospital presta uma homenagem ao técnico de enfermagem do Hospital Unimed. Douglas Barbosa de Medeiros faleceu no dia 26 de abril por conta da Covid-19 e a intenção da Prefeitura de Sorocaba é homenagear um combatente da Covid-19 que comoveu a cidade pelo seu exemplo como profissional da saúde.

 

Deslocamento de pacientes

 

Para fazer o deslocamento dos pacientes com suspeita de covid-19, a prefeitura alugou oito ambulâncias brancas, usadas apenas para o transporte dos pacientes. Também foram alugadas duas ambulâncias UTI – com equipe – para estar 24 horas à disposição. O contrato das ambulâncias UTI, além do veículo devidamente equipado, prevê que sejam disponibilizados também médico; enfermeiro, técnico de enfermagem e o motorista. A empresa é responsável também pela desinfecção do veículo.

 

Esse contrato já está em vigor, ou seja, a prefeitura já está pagando pelo aluguel desses veículos. No caso das ambulâncias brancas, elas já trabalham atendendo toda a rede pública municipal de saúde. Como as ambulâncias UTI para covid são exclusivas para o transporte de pacientes com a doença, a contratação do serviço possibilitou a preservação das UTI´s do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para atendimento de outras ocorrências, que continuam acontecendo na cidade.

 

Bençãos

 

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, esteve no Hospital de Campanha na tarde de sexta-feira (22), para fiscalizar a estrutura que será oferecida aos pacientes. Emocionada, a chefe do Poder Executivo, destacou o empenho de todos os servidores para a conclusão do hospital.

 

“A conclusão do hospital é um momento importante para a cidade. Parabenizo todos os envolvidos nesse projeto, em especial à toda equipe da Secretaria da Saúde que trabalhou de forma empenhada, dia e noite”, destacou.

 

Após conferir os leitos e equipamentos, a prefeita participou de um ato ecumênico com o arcebispo metropolitano de Sorocaba, Don Julio Akamine, e o reverendo Fernando Lyra, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Sorocaba. Ambos abençoaram os profissionais e futuros pacientes.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ministro manda soltar presos após 2ª instância, decisão que afeta Lula

Votorantim registra mais 23 casos de covid-19 nesta terça-feira

Gerente do tráfico de drogas é preso no Éden após denúncia anônima

Covid-19: número de casos estabiliza e mortes caem 6% na semana

Sorocaba registra 291 novos casos e se aproxima de 19 mil confirmações da Covid-19

Com Jesus de "rosto negro, sangue índio e corpo de mulher", Mangueira atualiza embate entre religiosos e carnavalescos