19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Hospital de Campanha começa a funcionar nesta segunda-feira

Agência Sorocaba
Postado em: 22/05/2020

Compartilhe esta notícia:

A partir da próxima segunda-feira (25), às 7h, o Hospital de Campanha “Douglas Barbosa de Medeiros”, estará apto a receber pacientes suspeitos e confirmados com o novo coronavírus. A estrutura com capacidade para 84 leitos foi montada na Arena Multiuso, situada nas margens da Rodovia Raposo Tavares. De início, o hospital contará com 22 leitos, sendo 20 intermediários e dois de estabilização. Nessa fase inicial, a assistência será feita por 78 servidores da Secretaria da Saúde (SES) .

De acordo com a SES, neste momento, os leitos de enfermaria na UPH Zona Leste e de UTI contratados junto à Santa Casa têm sido suficientes para atender aos casos da covid-19 registrados na cidade. “O Hospital de Campanha é a nossa segurança para enfrentar um possível aumento do número de casos da doença. O que é absolutamente necessário, pois estamos falando de vidas”, reforçou o secretário da Saúde, Ademir Watanabe.

Os primeiros 22 leitos começarão a ser utilizados conforme as vagas de enfermaria da UPH Zona Leste e do Hospital Santa Casa forem sendo ocupadas. A ativação dos outros leitos do hospital vai acontecer de forma gradativa, conforme a necessidade. A implantação e operação de todos os 84 leitos está contratada, mas ela será paga pelo município de acordo com a ativação deles.

A denominação do novo hospital presta uma homenagem ao técnico de enfermagem do Hospital Unimed. Douglas Barbosa de Medeiros faleceu no dia 26 de abril por conta da Covid-19 e a intenção da Prefeitura de Sorocaba é homenagear um combatente da Covid-19 que comoveu a cidade pelo seu exemplo como profissional da saúde.

Deslocamento de pacientes

Para fazer o deslocamento dos pacientes com suspeita de covid-19, a prefeitura alugou oito ambulâncias brancas, usadas apenas para o transporte dos pacientes. Também foram alugadas duas ambulâncias UTI – com equipe – para estar 24 horas à disposição. O contrato das ambulâncias UTI, além do veículo devidamente equipado, prevê que sejam disponibilizados também médico; enfermeiro, técnico de enfermagem e o motorista. A empresa é responsável também pela desinfecção do veículo.

Esse contrato já está em vigor, ou seja, a prefeitura já está pagando pelo aluguel desses veículos. No caso das ambulâncias brancas, elas já trabalham atendendo toda a rede pública municipal de saúde. Como as ambulâncias UTI para covid são exclusivas para o transporte de pacientes com a doença, a contratação do serviço possibilitou a preservação das UTI´s do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para atendimento de outras ocorrências, que continuam acontecendo na cidade.

Bençãos

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, esteve no Hospital de Campanha na tarde desta sexta-feira (22), para fiscalizar a estrutura que será oferecida aos pacientes. Emocionada, a chefe do Poder Executivo, destacou o empenho de todos os servidores para a conclusão do hospital.

“A conclusão do hospital é um momento importante para a cidade. Parabenizo todos os envolvidos nesse projeto, em especial à toda equipe da Secretaria da Saúde que trabalhou de forma empenhada, dia e noite”, destacou.

Após conferir os leitos e equipamentos, a prefeita participou de um ato ecumênico com o arcebispo metropolitano de Sorocaba, Don Julio Akamine, e o reverendo Fernando Lyra, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Sorocaba. Ambos abençoaram os profissionais e futuros pacientes.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Eduardo Leite, governador do RS, é entrevistado na Jovem Pan Sorocaba; assista na íntegra

Namorada de ator de ‘Chiquititas’ assassinado pede proteção contra o pai

Começam as inscrições para mais de 300 vagas em cursos gratuitos na Fundec

PAT de Sorocaba amplia horário de atendimento

Segunda edição do Sorocaba Indie Games ocorre no próximo sábado

Trabalhadores nascidos em setembro e outubro sem conta na Caixa podem sacar FGTS