23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Grupo protesta contra contaminação de profissionais por Covid-19 em hospital de São Paulo

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Postado em: 27/04/2020

Compartilhe esta notícia:

Alfredo Henrique, Folhapress

 

Um grupo se manifestou com rosas brancas e cruzes, em frente ao Hospital Municipal do Campo Limpo Fernando Mauro Pires da Rocha, na zona sul da cidade de São Paulo, por volta das 10h desta segunda-feira (27), para homenagear profissionais da saúde que se contaminaram ou morreram por causa da Covid-19.

 

Somente na capital paulista, de acordo com boletim divulgado pela prefeitura nesta segunda, 713 funcionários de hospitais testaram positivo e 13 morreram em decorrência do novo coronavírus. Outros 3.016 permaneciam afastados e 2.354 foram diagnosticados com síndrome gripal.


Lourdes Estevão, secretária dos trabalhadores da saúde do Sindsep (Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo), afirmou que a manifestação foi organizada para alertar a população sobre afastamentos de profissionais da unidade do Campo Limpo. "Estão sem trabalhar, 194 pessoas. Este número é alto e indica que os EPIs [Equipamentos de Proteção Individual], distribuídos pela Secretaria da Saúde, não contam com a proteção necessária", afirmou.


Jefferson Caproni, integrante do comitê de crise da Covid-19 do Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo), afirmou que pouco mais de dez pessoas realizaram a manifestação, com o intuito de valorizar, simbolicamente, o empenho de médicos e enfermeiros durante a pandemia da Covid-19. "Optamos pela participação de poucas pessoas, para evitar aglomerações", destacou.

As rosas brancas usadas pelos manifestantes simbolizam profissionais da saúde infectados pelo novo coronavírus e as cruzes as mortes.

A Prefeitura de São Paulo, sob gestão Bruno Covas (PSDB), afirmou que adquire regularmente máscaras cirúrgicas e do modelo N95, indicada para o uso em hospitais.

 

A Secretaria municipal da Saúde disse que recebeu 300 mil unidades do insumo no início da última semana e sábado (25). E que mais 700 mil começaram a ser distribuídas às unidades de saúde nesta segunda.

O governo municipal afirmou ter recebido doações de empresas brasileiras de protetores faciais, sem informar a quantidade.

 

O Banco Chinês e de Xangai, ainda segundo a gestão Covas, enviou 50 mil máscaras à capital paulista, além de mil macacões de proteção.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Advogado é morto em posto de combustíveis; vítima levou 10 tiros

Aplicativo da Urbes auxilia busca por vans de transporte de alunos

Brasil tem menor média móvel de casos de Covid desde 20 de maio de 2020

Procon Sorocaba realiza Mutirão On-line de Negociação e Orientação Financeira

Fiscalização, GCM e VISA fecham três bares em Sorocaba

Ato de Bolsonaro foi de cidadão que tentou dar golpe e sabe que pode ser preso, diz Lula