25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Graeco apresenta à Prefeitura propostas de ações contra o coronavírus

Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
Postado em: 30/03/2020

Compartilhe esta notícia:

Os integrantes do Grupo de Ação e Enfrentamento ao Coronavírus (Graeco) estiveram, na manhã desta segunda-feira (30), reunidos com a prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) e secretários municipais, para apresentar propostas de ações e estratégias para prevenção e combate ao Covid-19 em Sorocaba.

 

O encontro ocorreu no gabinete da chefia do Poder Executivo. O grupo é formado por empresários e profissionais de diferentes áreas de atuação na cidade.


Pelo Graeco, participaram da reunião o biomédico Maurício Viecili, o enfermeiro Roberto Carlos de Almeida, o médico Santiago Vecina, o vereador Rodrigo Manga, o economista Geraldo Almeida e o empresário e Fernando Martins Costa. Pelo poder público, o chefe do comitê gestor de crise contra o coronavírus, Fernando Brum, e os secretários da Saúde, Ademir Watanabe, e de Planejamento, Fábio Martins. Este último passou a ser o representante da Prefeitura dentro do Graeco.

“A reunião foi muito produtiva. Passamos para as autoridades tudo aquilo que discutido na primeira reunião do Graeco, na última sexta-feira. A ideia é ajudar no que for preciso. A vida não tem preço. O momento é de união e o Graeco vem nesse sentido de colaborar com o poder público que, como em todas as outras cidades, sempre tem algum tipo de dificuldade em comprar equipamentos ou dotar o município de estruturas de apoio contra o coronavírus”, explica Manga.

 

Propostas

 

O médico Santiago Vecina mostrou o sistema da telemedicina, por meio do qual o paciente pode passar por consulta médica virtual, a fim de agilizar atendimentos a possíveis casos suspeitos de coronavírus. “É uma ferramenta importante para o momento, tem protocolos de segurança, o sistema está praticamente pronto, é possível enviar receituário, solicitar exames e conversar direto como paciente. A Plataforma de acesso poderia ser o próprio site da Prefeitura”, destaca Vecina.


Na ocasião, ainda foi montada uma força-tarefa para conseguir viabilizar, com maior rapidez para o município, exames de triagem para o coronavírus. Ainda será aberto um chamamento público para que empresas possam doar ao poder público desde equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras e luvas, e até doações de alimentos que seriam remetidos ao Fundo Social de Solidariedade a famílias de baixa renda.

“A empresa Toyota tem interesse em disponibilizar a manutenção de respiradores de hospitais. Agora é legalizar isso. E vamos também iniciar uma conversa com empresas da cidade para fabricação de EPIs e respiradores”, destaca Geraldo Almeida. Já o biomédico Maurício Viecili, com o apoio da Secretaria da Saúde, está fazendo um levantamento e contatando laboratórios para obter testes para diagnóstico do Covid-19.

 

Documento

 

Jaqueline assinou um ofício do Graeco, no qual são apontadas todas as ideias e sugestões do grupo. No documento é citada, inclusive, a predisposição da Associação do Transporte Escolar de Sorocaba e Região em fornecer veículos para entregas de donativo e de medicamentos ao público, especialmente das categorias de risco. 

 

Outra proposta é que redes de farmácias montem tendas de atendimento externo para testagem de outras comorbidades, para descarte do coronavírus, além da vacinação do público de risco. E, ainda, que os recursos para merenda escolar sejam creditados (o recurso do mês) em uma espécie de cartão para aquisição de alimentação aos alunos matriculados na rede pública municipal.

 

Ponto de vista

 

A prefeita, assim como os dois secretários presentes na reunião, elogiou a iniciativa do Graeco. “A maior necessidade no momento é a compra de máscaras e equipamentos de segurança, sobretudo para profissionais da saúde. Essa mobilização de todos aqui é muito importante. Todo apoio é válido por parte da sociedade, dos empresários e outros grupos”, pontuou Jaqueline.

O secretário Ademir Watanabe considerou a reunião desta segunda-feira como fundamental, em termos de empenho da sociedade organizada, no combate ao coronavírus. “É muito bom ver tanta gente querendo colaborar e trazendo propostas muito boas como essas. Todos colaborando por uma mesma causa. A solidariedade é uma característica marcante do povo sorocabano e precisamos mesmo contar com isso”, disse.

 

Diretrizes

 

O quadro de diretrizes que norteia os trabalhos do grupo ficou assim estabelecido: ações médicas (estrutura de atendimento público, testagem e diagnósticos), sociais (divulgação de informações e registros, mitigar novas fontes possíveis de transmissão e organização social estruturada) e de tecnologia (utilização de telemedicina e produção de respiradores mecânicos).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pacientes com diabete correm maior risco de complicações por covid-19

Crespo na IPA FM: “não me arrependo de nada […] não renuncio; podem investigar”

Polícia Civil prede acusado de traficar próximo a um cemitério em Sorocaba

Torcedora símbolo do Cruzeiro é agredida por atleticanos após jogo de Vôlei; polícia investiga

‘Virei boiola, igual maranhense’, diz Bolsonaro no Maranhão após beber refrigerante rosa

Bolsonaro autoriza Forças Armadas a reforçar segurança em presídio onde está Marcola