A Câmara de Sorocaba convocou para esta sexta-feira (3) sessões extraordinárias com a votação de cinco projetos entre eles um empréstimo de US$ 150 milhões e a criação de 5 novas secretarias municipais.
No total, três projetos são Prefeitura de Sorocaba e dois da Mesa Diretora da Câmara. A sessão está marcada para 14h30.
Dois projetos da Prefeitura de Sorocaba chamam atenção:
O primeiro solicita empréstimo, sendo este no valor total de US$ 150 milhões, para obras de infraestrutura como pavimentação de vias, saneamento básico, mitigação de enchentes, construção do novo Hospital Municipal e até a construção de um novo Paço Municipal.
Na justificativa do projeto, a Prefeitura alega que: "Nos últimos anos, Sorocaba registrou um rápido crescimento populacional e econômico, resultando em forte pressão sobre os serviços urbanos,
especialmente transporte, drenagem, saúde, acessibilidade aos prédios públicos, além de
parques, praças e equipamentos de lazer. Essas demandas evidenciam a necessidade de
intervenções estruturantes para atender adequadamente a população e assegurar a
qualidade de vida. "
Já o segundo amplia em mais cinco a secretarias da atual estrutura do Poder Público. Sendo elas: Secretaria de Turismo, Secretaria de Inclusão e Transtorno do Espectro Autista, Secretaria da Mulher, Secretaria de Parcerias e Secretaria de Empreendedorismo, microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
Na justificativa do projeto, a Prefeitura afirma que : "Trata-se de medida essencial para adequação às necessidades da gestão
pública municipal, com adequações das Secretarias Municipais e demais órgãos, visando
estruturar o planejamento e a gestão administrativa com foco na execução, direção e
celeridade dos projetos e programas de prestação de serviço à população Sorocabana. "