09 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Governo Manga intervém em situação na UPH Zona Oeste após denúncia de sindicato

Postado em: 11/06/2021

Compartilhe esta notícia:

Atualizado às 8h26 de 12/06/2021

 

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) compareceu à UPH da Zona Oeste após denúncia feita pelo Sindicato dos Servidores da Saúde de Sorocaba sobre atraso nos salários dos funcionários da unidade. 

Conforme informações obtidas pelo Ipa Online, a UPH chegou a paralisar o atendimento a pacientes devido a situação.  Segundo o sindicato, cerca de 100 funcionários estariam sem receber salário há 20 dias. 


O prefeito Rodrigo Manga reuniu-se com o diretor-presidente do Instituto Soleil, Salamon Bejarano, a nova empresa gestora da UPH (Unidade Pré-Hospitalar) Zona Oeste, e o presidente do Sindicato da Saúde de Sorocaba e Região (SinSaúde), Milton Carlos Sanches,  para resolver o impasse que estava afetando a unidade.


Participaram também da reunião, que terminou por volta das 21h30 desta sexta-feira (11), o secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, o secretário da Administração, Fausto Bossolo, procuradores e controladores do município, além de advogados do sindicato, todos juntos para encontrar a melhor solução para o acerto dos valores devidos aos profissionais que atendem na unidade, além de outros problemas ocasionados pelo Instituto Diretrizes, antiga prestadora de serviços na UPH Zona Oeste. 


“Quero parabenizar você, Milton, e toda a equipe nova que assumiu essa unidade, agradecer também os secretários e procuradores, que ajudaram a resolver essa situação em favor da população”, destacou o prefeito Rodrigo Manga. 


“Eu só quero agradecer os diretores que estiveram aqui, desde as 9h da manhã, e também a vinda do prefeito Rodrigo Manga, porque se não fosse a presença do prefeito, essa situação não teria se resolvido. Parabéns a todos nós pela luta”, afirmou o presidente do SinSaúde. 


O Instituto Soleil assumiu a gestão da UPH Zona Oeste em caráter emergencial na última quarta-feira à noite (9). Isso foi necessário porque a antiga gestora, o Instituto Diretrizes, deixou o contrato de prestação de serviços com a Prefeitura de Sorocaba vencer, por falta da apresentação de documentos exigidos legalmente.

 

Desde o início desses problemas, o Poder Público vem acompanhando de perto e fiscalizando a situação, para evitar que houvesse prejuízo aos trabalhadores da unidade e à população atendida.

 

 


UPH da Zona Oeste com nova gestão


O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, em coletiva de imprensa e live realizadas nesta quinta-feira (10), anunciou que o município terá mais 70 leitos Covid. Isso será possível por meio da nova gestão da UPH Zona Oeste, que proporcionará um total de 63 leitos Covid nos próximos dias, isto é, 40 a mais que a antiga prestadora de serviço.


Além disso, 30 novos leitos já começaram a funcionar na UPH Zona Leste, para fortalecer a assistência à população.


Após assumir a gestão da UPH Zona Oeste, na noite desta quarta-feira (9), o Instituto Soleil iniciou os trabalhos, com 33 leitos Covid, sendo 10 de enfermaria e 23 de suporte ventilatório pulmonar, que são leitos que contam com a mesma estrutura do leito de UTI. Nos próximos dias, a ampliação alcançará 63 leitos, sendo 40 de enfermaria e 23 de suporte ventilatório pulmonar.


A cidade chegará, nos próximos dias, a 302 leitos municipais Covid. Isso representa um aumento de 272% em comparação com o dia 1 de janeiro de 2021, desde que assumiu a nova gestão da Prefeitura, quando eram 81 leitos públicos Covid.


Por sua vez, a UPH Zona Leste se tornou um novo Centro de Estabilização Covid (CTE) na tarde desta quinta-feira (10). Com isso, serão mais 30 leitos Covid, sendo 27 de enfermaria e três de suporte ventilatório pulmonar. Durante o pronunciamento, também foi informado que o município já estuda realizar uma ampliação de leitos Covid no Hospital Santa Lucinda.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo prorroga por 15 dias desconto de carros a pessoas físicas

Operação “Jibóia” é deflagrada em Sorocaba para sufocar crimes do PCC

Mega-Sena sorteia nesta quarta prêmio acumulado de R$ 170 milhões

Hospital Albert Einstein afastou 348 profissionais e tem 13 internados por coronavírus

Trump volta a questionar legalidade de votos na Pensilvânia, onde Biden lidera

Câmara aprova criação do selo “Amigo dos Animais”; dívidas com a Prefeitura poderão ser pagas com cartão