19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Governo avalia proibir exportação de máscaras e itens de saúde por causa do coronavírus

Foto: Agência Brasil
Postado em: 28/02/2020

Compartilhe esta notícia:

 

Paulo Saldaña, FOLHAPRESS

O Ministério da Saúde tem enfrentado dificuldades para adquirir itens de proteção de saúde, como máscaras e luvas, e promete acionar a Justiça para garantir o fornecimento. Empresas que participaram de licitação, foram selecionadas no certame, estão desistindo de vender ao governo porque comprometeram sua produção para exportação.


O governo Jair Bolsonaro não descarta usar mecanismos legais para impedir a exportação ou apreender o produto caso as empresas mantenham a desistência da venda.


Até esta quinta (27), o Brasil tinha apenas um caso confirmado de infecção pelo novo coronavírus.


"Se for necessário, vamos impedir a exportação dos produtos ou faremos a apreensão na fábrica", disse o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (27).


Veja o que se sabe até agora sobre o nono coronavírus Segundo Gabbardo, a situação causa grande preocupação no governo. A área jurídica da pasta tem analisado quais as opções o governo tem. 


Gabbardo disse que as empresas venderam seus estoques e comprometeram sua produção com outros países, como a China, apesar de terem participado da licitação. O secretário executivo não informou quantas companhias estão nessa situação.


"Estamos em uma situação de emergência em saúde pública, que é uma questão excepcional", diz. "O Brasil precisa desses produtos, as pessoas precisam, os trabalhadores de saúde precisam desse produto".


Dos 21 itens de proteção individual licitados, o fornecimento de cinco deles, como máscaras e aventais, está em risco. O governo planeja adquirir 20 milhões de máscaras, por exemplo, que devem ser distribuídas para os estados.


O governo vai se reunir com representantes do setor para tratar do assunto. De acordo com Gabbardo, o país ainda tem um certo tempo uma vez que só há um caso confirmado. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mulher e travesti são presas vendendo drogas em São Roque

GCM fez 8 operações contra aglomerações no fim de semana

OAB Sorocaba homenageia Decanos

Advogada Andrea Faria fala sobre os perigos do abandono digital

Novos postos de venda de estacionamento Zona Azul são credenciados em Sorocaba

Dicas da Maravilhas do Lar para planejar a sua viagem