26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Golpe da covid: polícia faz operação para prender criminosos que fingiam ser agentes de saúde

Foto: Polícia Civil/divulgação
Postado em: 13/09/2021

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Civil de Sorocaba, por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), deflagrou na madrugada desta segunda-feira (13) a operação denominada de "Ripley", visando a prisão de criminosos com falsas pesquisas sobre a Covid-19. Nesta manhã, 5 pessoas foram presas. 

 

O delegado-titular da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes), Rodrigo Ayres, falou sobre a operação no Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, edição desta segunda-feira (13).

Ele conta que a operação iniciou nas primeiras horas da manhã desta segunda. "Cerca de 50 policiais da Deic Sorocaba partiram para São Paulo e conseguiram prender 5 pessoas, todas as envolvidas na quadrilha", informou. "Tivemos um período longo de investigação, aproximadamente seis meses. A investigação partiu de algumas vítimas de Sorocaba, mas havia vítimas em todo o estado de São Paulo", continuou Rodrigo Ayres. 


Conforme explicou o delegado, o golpe tinha algumas etapas: "simular as pesquisas e, com os telefones das vítimas, [os criminosos] passavam a pedir empréstimos e, na sequência, com os valores, lavavam o dinheiro para que eles não fossem rastreados". 

Assista

 

 

Conforme apurado ao longo das investigações, os integrantes da associação criminosa passavam-se por servidores do Ministério da Saúde, ligavam para as pessoas e simulavam que estavam realizando pesquisas sobre a sobre a doença. No entanto, eles buscavam mesmo informações para "clonar" o aplicativo de WhatsApp das vítimas.

 

Após conseguirem a lista de contatos do WhatsApp das pessoas, os criminosos mudavam a dinâmica dos golpes e, se passando pelas vítimas, solicitavam empréstimos a familiares e amigos. Os policiais civis da DEIC Sorocaba conseguiram desarticular tanto o núcleo operacional, como o núcleo financeiro da associação criminosa. Nesta manhã cinco pessoas foram presas no bairro de Itaquera, em São Paulo, Capital.

 

Foram cumpridos ainda 12 mandados de busca e apreensão e diversos dispositivos eletrônicos e comprovantes das fraudes apreendidos.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo Bolsonaro quer travar salário de servidor federal de entes que gastam muito com folha

Secretário da Saúde visita UBSs e SAMU com foco em medidas preventivas de coronavírus

Uber off: parte dos motoristas de Apps de Sorocaba também vão aderir ao movimento

Conta de energia terá bandeira verde no mês de dezembro, divulga Aneel

Maioria dos ministros do STF defende manutenção de inquérito de fake news

Maior da história, bancada feminina enfrenta barreiras