25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Gilmar Mendes e a decisão do STF

Postado em: 27/02/2020

Compartilhe esta notícia:

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), 

 

Crespo protocolou o pedido em 27 de dezembro. Ele foi cassado pela Câmara de Sorocaba em 2 de agosto, por crime de responsabilidade, no que ficou conhecido como "Falso Voluntariado". Ele foi acusado de praticar irregularidades político-administrativas, na contratação da assessora Tatiane Pólis, como voluntária na Prefeitura.

Essa é a segunda vez que Crespo foi afastado do cargo. No ano passado, ele perdeu o cargo no Poder Executivo por infração politico administrativa. Na ocasião, ele foi acusado de prevaricação, por não ter investigado a denúncia de que o diploma de Tatiane Pólis, então assessora dele, seria falso. Ele voltou ao cargo 43 dias depois

A defesa do prefeito cassado utilizou o instrumento legal chamado Reclamação, onde alega que os atos da Câmara de Sorocaba não respeitaram a Súmula Vinculante 46, do STF. A defesa do prefeito cassado José Crespo contratou a advogada Luciana Lóssio, ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral, para sustentar sua defesa.

Ela foi a primeira advogada escolhida para o Tribunal e atuou durante a presidência de Gilmar. De acordo com levantamento feito pelo Ipa Online, ela conseguiu decisões favoráveis nos 8 últimos processos encaminhados para o ministro Gilmar Mendes solicitando a volta de prefeitos.

Tentativas negadas

No fim de 2019, o prefeito cassado de Sorocaba José Crespo (DEM) teve pedido de retorno ao seu mandato negado pelo Tribunal de Justiça. A decisão foi tomada no dia 18 de dezembro, pela 1ª Câmara de Direito Público do TJ. Esta foi a quinta derrota de Crespo perante a Justiça. Com a decisão, Jaqueline Coutinho permanece como prefeita.

Na decisão citada acima, o colegiado indeferiu o pedido de concessão da tutela para que o democrata retornasse ao cargo de prefeito. Na peça do processo, Crespo entrou com recurso contra a decisão da juíza Karina Jemengovac Perez, da Vara da Fazenda da Comarca de Sorocaba, que também havia negado sua recondução à prefeitura. 

Os advogados de defesa do prefeito cassado pediram a suspensão dos efeitos do Decreto Legislativo nº 1.752/19, referente à sessão da Câmara de Vereadores que cassou seu mandato em agosto desse ano. O mérito do processo ainda não foi julgado.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba registra 55.789 casos da Covid-19, 52.909 recuperados e 1.711 óbitos

Magazine Luiza chega ao Rio de Janeiro com abertura de pelo menos 50 lojas

Mutirão BOS do Diabetes atende cerca de 700 pacientes

Lira diz que auxílio emergencial de R$ 200 ou R$ 300 fará diferença para carentes

Juiz Marcelo Bretas decide manter prisão de ex-presidente Michel Temer

“Game of Thrones” queria “mitar”, mas acabou apressada e desvalorizando personagens