20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

GCM evita festa clandestina com mais de 300 pessoas em chácara em Sorocaba

Foto: GCM/Divulgação
Postado em: 05/07/2021

Compartilhe esta notícia:

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba impediu a realização de festa clandestina em uma chácara no bairro Jacutinga, na Zona Norte de Sorocaba. A ação teve início às 22h de sábado e avançou até as 3h deste domingo (4). No local, havia, do lado de fora, cerca de 300 pessoas aguardando o início do evento, que tinha previsão de receber mais de mil frequentadores.

 

O fim de semana teve, ainda, nova Operação Integrada da GCM e Polícia Militar (PM), para coibir “pancadões” e aglomerações em áreas públicas. Ao todo, 192 veículos irregulares foram autuados, sendo quatro deles apreendidos. A ação contou com a participação de agentes do setor de Fiscalização de Posturas e da Vigilância Sanitária (Visa) Municipal, que vistoriaram 12 estabelecimentos, alvos de denúncias.

 

Festa em chácara

 

Durante o sábado, a GCM recebeu uma série de denúncias de que haveria festa clandestina, à noite, em uma chácara onde costuma haver com frequência eventos desse tipo. O evento estava sendo divulgado pela internet. Uma guarnição da GCM foi até o local e chegou antes do início da festa, montando um posto fixo na portaria. Havia dezenas de vans lotadas, que chegavam, inclusive, de outras cidades.

 

As pessoas que chegavam eram abordadas e orientadas a não entrar no recinto. Havia mais de 300 no total, sendo que muitas foram embora e outras permaneceram nos arredores. Outras oito viaturas da GCM foram acionadas para dar reforço, pois muita gente insistia em entrar no recinto ou permaneciam na expectativa de que o policiamento deixasse o local.


Por volta das 3h, a GCM encerrou as atividades, pois não havia mais público no endereço. Os organizadores do evento ficaram trancados no interior da chácara e não receberam a equipe da Guarda Civil Municipal.

 

“Nesse local, se ocorresse o início do evento, ficaria muito difícil evacuar as pessoas, sem haver conflito, devido a haver um único portão de acesso para entrada e saída, muros muito altos e portão eletrônico trancado. Por isso, tamanha a importância dessas ações preventivas que estamos realizando de forma integrada, atuando antes de o evento começar”, destacou o secretário de Segurança Urbana, Coronel Vitor Gusmão. Depois da ação, durante a madrugada, a GCM não recebeu mais denúncias de movimentação nesse ponto.

 

Operação integrada

 

A operação integrada deste sábado mobilizou 20 GCMs, em oito viaturas, e 20 PMs, em sete viaturas e quatro motos. A ação ocorreu das 20h às 4h de domingo, com equipes em pontos fixos no Parque Paineiras e na Vila Helena, além da realização de bloqueios itinerantes pela cidade, em localidades onde costuma ocorrer concentração de pessoas.

 

Já, a averiguação em estabelecimentos ocorreu em pontos no Éden, Wanel Ville, Mineirão, Parque Vitória Régia, Jardim São Guilherme e Jardim América. Quatro estabelecimentos tiveram as atividades encerradas, mas os agentes da Fiscalização de Postura e da Visa emitiram três notificações e uma multa por falta de alvará, duas notificações e três multas por atividade geradora de poluição sonora, uma notificação por obstrução de calçada, uma multa por funcionamento irregular e três encerramentos de atividades em desrespeito ao Plano São Paulo de combate à Covid-19.

 

A GCM também realizou, durante o último plantão noturno, patrulhamento preventivo em próprios municipais, para manter a segurança da comunidade e a integridade do patrimônio público. Além do fone 153 da GCM, a população também pode acionar o fone 190, da PM, para fornecer informações que colaborem no trabalho das autoridades, sobretudo para coibir aglomerações.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado de franquias fecha 2018 com crescimento de 7%; com setor alimentício em destaque

Lira diz não ter compromisso com ruptura democrática e crítica manifestação política de militares

Único eclipse total lunar do ano poderá ser visto nesta madrugada

Rodrigo Maia (DEM) é eleito presidente da Câmara dos Deputados pela terceira vez

Brasil tem 68 novas mortes por coronavírus; total de óbitos é de 1.124

Polícia Civil de Sorocaba deflagra operação em combate ao