A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou uma ação integrada com a Ronda Social da Secretaria da Cidadania (Secid), para abordagem, orientação e possível encaminhamento das pessoas em situação de rua.
Essa ação foi realizada no espaço da Rodoviária, na noite de segunda-feira (01) e contou com equipes da GCM, da Secid e do SOS (Serviço de Obras Sociais) de Sorocaba. Ao todo, foram abordadas 10 pessoas. Todos foram ouvidos, orientados e convidados a se abrigar no SOS, porém, nenhum aceitou.
A oferta de serviços, no entanto, vai muito além disso. As pessoas são identificadas, são avaliadas suas necessidades imediatas e feitos os encaminhamentos adequados, seja para o Samu, quando a situação é de risco à saúde, ou ao CRAS, quando é verificada a necessidade de atendimento à saúde mental ou há dependência química, dentre outras necessidades. De toda forma, todas essas pessoas são orientadas a respeito dos perigos que encontram nas ruas e é oferecida a elas toda a assistência possível, sendo observado caso a caso. “Essas abordagens estão sendo rotineiras, em diferentes pontos da cidade, sempre com uma equipe multidisciplinar e com o apoio da GCM”, afirma Clayton Lustosa, secretário da Cidadania.
“A parceria com a Secid é essencial para que as equipes da GCM possam realizar seu trabalho da forma mais adequada possível e com respaldo de ações que visam ao bem-estar dessas pessoas e também da coletividade”, conclui o Coronel Vitor Gusmão, secretário de Segurança Urbana.
Rondas preventivas
Ao longo do período noturno, a GCM também realizou patrulhamento preventivo, com o objetivo de evitar aglomerações e garantir o respeito às regras sanitárias adotadas pelo município no combate à pandemia.
Além desse patrulhamento rotineiro, foram atendidas três denúncias sobre aglomerações, sendo duas em bares e uma em espaço público. Os estabelecimentos foram orientados a fechar e um pequeno grupo de pessoas em um parque na Zona Norte, orientadas a deixar o local.
Além dessas ações, foram realizados 52 patrulhamentos nos arredores de próprios municipais, sendo que não houve registro de ocorrências nesses locais.