23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

GCM e Secretaria da Cidadania realizam ação integrada para atender pessoas em situação de rua

Foto: GCM/Divulgação
Postado em: 03/02/2021

Compartilhe esta notícia:

A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou uma ação integrada com a Ronda Social da Secretaria da Cidadania (Secid), para abordagem, orientação e possível encaminhamento das pessoas em situação de rua.


Essa ação foi realizada no espaço da Rodoviária, na noite de segunda-feira (01) e contou com equipes da GCM, da Secid e do SOS (Serviço de Obras Sociais) de Sorocaba. Ao todo, foram abordadas 10 pessoas. Todos foram ouvidos, orientados e convidados a se abrigar no SOS, porém, nenhum aceitou.


A oferta de serviços, no entanto, vai muito além disso. As pessoas são identificadas, são avaliadas suas necessidades imediatas e feitos os encaminhamentos adequados, seja para o Samu, quando a situação é de risco à saúde, ou ao CRAS, quando é verificada a necessidade de atendimento à saúde mental ou há dependência química, dentre outras necessidades. De toda forma, todas essas pessoas são orientadas a respeito dos perigos que encontram nas ruas e é oferecida a elas toda a assistência possível, sendo observado caso a caso. “Essas abordagens estão sendo rotineiras, em diferentes pontos da cidade, sempre com uma equipe multidisciplinar e com o apoio da GCM”, afirma Clayton Lustosa, secretário da Cidadania.


“A parceria com a Secid é essencial para que as equipes da GCM possam realizar seu trabalho da forma mais adequada possível e com respaldo de ações que visam ao bem-estar dessas pessoas e também da coletividade”, conclui o Coronel Vitor Gusmão, secretário de Segurança Urbana.

 

Rondas preventivas

 

Ao longo do período noturno, a GCM também realizou patrulhamento preventivo, com o objetivo de evitar aglomerações e garantir o respeito às regras sanitárias adotadas pelo município no combate à pandemia.

 


Além desse patrulhamento rotineiro, foram atendidas três denúncias sobre aglomerações, sendo duas em bares e uma em espaço público. Os estabelecimentos foram orientados a fechar e um pequeno grupo de pessoas em um parque na Zona Norte, orientadas a deixar o local.


Além dessas ações, foram realizados 52 patrulhamentos nos arredores de próprios municipais, sendo que não houve registro de ocorrências nesses locais.

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

GCM promove ações de patrulhamento e de apoio à Fiscalização até a manhã deste domingo

Bolsonaro decide efetivar Pazuello como ministro da Saúde

Novo RG terá nome social e não informará sexo

EXCLUSIVO - "Não dá para pensar em uma 3ª via que não seja Eduardo Leite", diz ex-prefeito Pannunzio

França protocola emenda à Lei Orgânica que obriga prefeito a transmitir cargo a vice

Pacientes com diabete correm maior risco de complicações por covid-19