24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

GCM e PM fazem balanço inicial do programa “Centro Seguro – Tolerância Zero”

Foto: GCM/Divulgação
Postado em: 18/08/2021

Compartilhe esta notícia:

O programa “Centro Seguro – Tolerância Zero” completou uma semana de operacionalização na última sexta-feira (13) e a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar de Sorocaba realizaram, entre os dias 6 e 13 de agosto, ao todo, 328 ações de patrulhamento preventivo na região central da cidade. O balanço foi feito nesta terça-feira (17) e inclui, ainda, outras ações efetuadas por ambas as Corporações, inclusive dados de operações especiais.

 

“A prevenção é um dos principais pilares desse programa, por meio da presença efetiva de agentes de segurança pública nas ruas, como fator para inibir a criminalidade. Só o fato de o guarda civil ou o policial militar estar ali, já faz com que os munícipes se sintam mais seguros e aquele que pretenda promover alguma ação ilícita já se sinta mais intimidado”, destaca o secretário de Segurança Urbana (Sesu), Coronel Vitor Gusmão.

 

A GCM contabilizou 245 ações preventivas nessa primeira semana do programa, utilizando um efetivo de 504 guardas, que se revezaram, mantendo 24 horas diárias de patrulhamento. Já, a PM fez 83 ações de visibilidade. “Especificamente, a GCM se mantém presente em pontos estratégicos, como forma de zelar pelo patrimônio público, como praças e logradouros, mas está atenta também a quaisquer outras ocorrências”, complementou o secretário.

 

Tanto é que uma guarnição da Corporação, durante esses patrulhamentos, deteve quatro pessoas por furto qualificado, em ocorrência registrada em área junto à Avenida Dom Aguirre. Outras 10 pessoas foram abordadas em atitude suspeita, sendo uma delas procurada pela Justiça, que acabou recolhida ao sistema prisional.

 

Conforme relatório da PM, os policiais abordaram 224 pessoas e detiveram três delas, vistoriaram 63 veículos (dois foram guinchados) e cinco estabelecimentos. As equipes da Corporação ainda atenderam a três casos de acidente de trânsito, emitiram sete autuações do tipo e houve o registro de 12 boletins de ocorrência.

 

Operações especiais

 

Ainda como parte do programa “Centro Seguro – Tolerância Zero”, no dia 13 de agosto, uma operação integrada entre GCM, PM, Policia Civil e agentes do Setor de Fiscalização de Posturas, da Prefeitura de Sorocaba, fiscalizaram oito pousadas na região central. Quatro delas foram notificadas por falta de alvará. Tratam-se de locais de vulnerabilidade social, geralmente para estadias de curta duração e que favorecem a incidência de práticas criminosas ou outros desvios de condutas.

 

O programa “HumanizAção” também integra o “Centro Seguro – Tolerância Zero”, dando apoio à pessoas em situação de rua. De 6 a 13 de agosto, das 234 pessoas abordadas na região central da cidade, 196 foram encaminhadas ao Serviço de Obras Sociais (SOS), para acolhimento e abrigo noturno. Elas receberam alimentação, banho, roupas limpas e a atenção dos assistentes sociais que verificam quais as necessidades individuais, inclusive de saúde, dando o devido encaminhamento.

 

O programa

 

O “Centro Seguro – Tolerância Zero” foi criado por meio do Decreto nº 26.318/2021, com o objetivo de ampliar e integrar cada vez mais as ações de segurança pública na cidade, a partir da região central. A coordenação das iniciativas está a cargo da Sesu e da GCM, em parceria com as Polícias Militar, Civil e Federal e, ainda, com acompanhamento de equipes de outras secretarias municipais e órgãos da administração indireta.

 

O modelo de segurança é baseado na divisão da região central em círculos concêntricos, cada um com um tipo de policiamento específico, que inclui patrulhamento com viaturas motorizadas, equipes a cavalo e com cães e policiamento preventivo e ostensivo a pé. Foram criados três pontos de estacionamento de viaturas (no Largo São Bento, no Largo do Rosário e na Praça Coronel Fernando Prestes) e uma viatura específica acompanha a abertura e o fechamento do comércio.

 

“Outro diferencial é que todas as viaturas de patrulhamento passam pelo Centro de Sorocaba, em horários ao longo do dia todo, reforçando a segurança. O programa teve início no dia 6 de agosto e não tem data para acabar. Mais operações estão previstas e serão feitas de forma rotineira”, concluiu o secretário de Segurança Urbana de Sorocaba.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Caixa paga nesta quarta-feira mais uma etapa do Auxílio Emergencial

GCM realiza nova operação preventiva na região da Rodoviária

Moradores com imóveis atingidos pelas fortes chuvas em Sorocaba podem solicitar o “Saque Calamidade”

Vereador Luis Santos testa positivo para Covid-19 e seu quadro é estável

Marco Aurélio vota novamente pela soltura de André do Rap e critica revogação de Fux

Força-tarefa divulga e-mail para denúncias contra crimes no Discord