19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

GCM e PM atuam para coibir pancadões e apreendem 22 veículos em Sorocaba

Foto: Divulgação/Secom
Postado em: 10/01/2021

Compartilhe esta notícia:

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba participou, novamente, de operação integrada com a Polícia Militar, a segunda realizada neste fim de semana. Esta nova ação, que teve início na noite de sábado (9) e se estendeu até a madrugada deste domingo (10), resultou na apreensão e recolhimento de 22 veículos.

 

A iniciativa tem caráter de segurança pública, também com o objetivo de prevenção contra a Covid-19, motivo pelo qual também participaram equipes da Fiscalização de Posturas de Bares, da Prefeitura, e da Vigilância Sanitária (Visa) Municipal.

 

A operação ocorreu no Parque Vitória Régia, Vila Helena, Jardim Paineiras e Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto), com a mobilização de, ao todo, 16 GCMs, em 8 viaturas, tanto da patrulha tática Ronda Ostensiva Municipal (Romu), como de trânsito, além de 41 PMs, em 17 viaturas, dois agentes da Visa e dois da fiscalização. A GCM emitiu 62 autos de infração e a Polícia Militar, 16. Vinte e dois veículos foram vistoriados.

 

A fiscalização em bares notificou um estabelecimento por falta de alvará e multou outro por esse mesmo motivo. Ainda foi aplicada uma multa por obstrução do passeio público e feita uma notificação para fechamento e outra por descumprimento ao Decreto 26.006, principalmente porque havia pessoas sem acomodação adequada, em pé e sem a manutenção de distanciamento mínimo. A Visa fez duas orientações relacionadas ao cumprimento de procedimentos obrigatórios.

 

O secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Vitor Gusmão, disse que a coibição de pancadões tem funcionado em Sorocaba, também como forma de evitar aglomerações excessivas em locais públicos. A medida tem sido uma das prioridades da GCM nas ações preventivas que ocorrem aos fins de semana.

 

Segundo Gusmão, as operações são realizadas em pontos identificados pelo setor de inteligência da GCM e da PM, bem como a partir de denúncias recebidas pela Guarda, que podem ser feitas pelo fone 153. “A população tem nos ajudado muito, fazendo denúncias, assim agimos o mais rapidamente possível e chegamos até esses locais antes que as pessoas se instalem e deem início ao evento”, completa.

 

Operação anterior

 

Na noite de sexta-feira (9) e madrugada de sábado, a GCM e a PM já haviam feito operações integradas em Sorocaba, uma delas dando apoio à equipe de Fiscalização de Posturas de Bares.

 

Pancadões foram coibidos e houve dispersão de pessoas em estabelecimentos comerciais e locais com excessiva aglomeração. Elas ocorreram no Jardim Paineiras, Parque Vitória Régia, Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto) e Cajuru.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mega-Sena pode pagar hoje R$ 10,5 milhões

Bolsonaro sabia da compra de vacinas, mas recuou após pressão de apoiadores em redes sociais

“HumanizAção Inverno” atende a informações da população e verifica 12 locais com pessoas em situação de rua no sábado

Cinco pessoas são presas por filmar votação e 97 urnas têm problemas em MS

STF avalia excluir trecho da Lei de Segurança Nacional utilizado por Bolsonaro

BOA NOTÍCIA: Sorocaba não registra morte de Covid-19 nesta quinta-feira