18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

GCM detém adolescente procurado por envolvimento em morte de comerciante

Foto: divulgação/GCM
Postado em: 09/03/2021

Compartilhe esta notícia:

A Guarda Civil Municipal de Sorocaba (GCM) deteve, na madrugada desta segunda-feira (8), em uma praça na Vila Haro, um adolescente de 16 anos que era procurado pela Justiça pelo envolvimento na morte de um comerciante, durante assalto à mercearia no Jardim Magnólia, no dia 12 de janeiro deste ano.

 

O rapaz, que estava acompanhado de amigos, ofereceu resistência. Ele atirou pedras, danificando uma viatura da GCM, e quebrou a grade de outra, enquanto era levado para a Delegacia de Polícia Participativa (DPP) da Zona Norte. Acabou encaminhado para uma das unidades locais da Fundação Casa.

 

O caso ocorreu por volta da 1h15, na Praça Marcílio Campos Pereira, na Rua Ramon Haro Martini. No local, havia seis jovens e a guarnição da GCM os abordou para orientar a deixar local, devido às restrições definidas pelo Plano São Paulo de combate à Covid-19. Todos deixaram a praça, porém, minutos depois, a guarnição retornou e avistou um deles novamente por lá, no coreto, em atitude suspeita.

 

Ao ser abordado, o rapaz não atendeu à recomendação dos guardas e ofereceu resistência, inclusive atirando pedra na direção da viatura, que quebrou o vidro traseiro. Ele ainda ofendeu os guardas e avançou sobre um deles, quando acionava a Corporação para pedir reforço. Mais equipes chegaram ao local, inclusive da Roda Ostensiva Municipal (Romu), para conter o infrator e dispersar os demais jovens, que retornaram à praça para causar tumulto. O adolescente infrator tentou fugir correndo, mas foi perseguido e rendido pela GCM.

 

Após a Guarda constatar que o jovem era menor de 18 anos, ele foi levado ao DPP Norte em uma viatura da Romu, acompanhado da mãe, em outra. Na delegacia, a GCM identificou danos na grade de proteção do vidro interno da viatura da Romu, também causados pelo rapaz. Devido ao estado alterado do adolescente, o delegado de plantão sugeriu que o jovem fosse levado a uma unidade de saúde, para ser medicado com algum tipo de calmante, porém a mãe não permitiu que qualquer tipo de remédio fosse administrado ao filho.

 

Em pesquisa aos antecedentes criminais do suspeito, a polícia identificou que ele era procurado pela Justiça, por envolvimento no latrocínio (roubo seguido de morte) de um comerciante e na tentativa de morte contra o filho dele, baleado nas costas na mesma ocasião. Os crimes foram praticados por dois homens em uma moto, que chegaram à mercearia para roubar. Um deles foi preso no mesmo dia e o outro, até então, estava foragido.

 

A autoridade policial registrou ocorrência de ato infracional de danos e também de captura de procurado pela Justiça. Em seguida, o adolescente foi transferido para a Fundação Casa, onde permanece à disposição das autoridades.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia Militar de Sorocaba realiza corrida beneficente para ajudar irmãos com doença rara

Saae já recebeu 303 comunicados de desperdício de água

Remédios terão reajuste de até 5,2%, após aval de Bolsonaro

Natal altera rotina dos serviços públicos da Prefeitura de Sorocaba

Barroso envia denúncia contra Temer para primeira instância

Estudo diz que vacina usada no Japão imuniza contra variantes