16 de Janeiro de 2025
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Gabinete de Moraes diz que requisições ao TSE foram regulares

Foto: Agência Brasil.
Postado em: 14/08/2024

Compartilhe esta notícia:

O gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira (13) que foram oficiais e regulares todos os procedimentos realizados para requisitar informações ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no âmbito dos inquéritos que investigam a disseminação de fake news e a atuação de milícias digitais durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. As informações são da Agência Brasil. 

 

A declaração foi divulgada após o jornal Folha de S.Paulo publicar uma reportagem na qual diz que Moraes usou "formas não oficiais" para determinar a produção de informações para investigar aliados de Bolsonaro durante as eleições de 2022, período em que o ministro foi presidente do TSE. Segundo o gabinete de Moraes, o TSE tem poder de polícia e pode realizar as pesquisas.

 

"O gabinete do ministro Alexandre de Moraes esclarece que, no curso das investigações do Inquérito (INQ) 4781 (Fake News) e do INQ 4878 (milícias digitais), nos termos regimentais, diversas determinações, requisições e solicitações foram feitas a inúmeros órgãos, inclusive ao Tribunal Superior Eleitoral, que, no exercício do poder de polícia, tem competência para a realização de relatórios sobre atividades ilícitas, como desinformação, discursos de ódio eleitoral, tentativa de golpe de Estado e atentado à democracia e às Instituições", diz trecho da nota.

 

O ministro também esclareceu, por meio do gabinete, que os relatórios apenas descreviam postagens ilícitas nas redes sociais e eram enviadas para investigações da Polícia Federal.

 

"Todos os procedimentos foram oficiais, regulares e estão devidamente documentados nos inquéritos e investigações em curso no STF, com integral participação da Procuradoria-Geral da República", conclui a nota.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Turismo nacional cresce 43,5% em março, aponta FecomercioSP

Retorno obrigatório das aulas presenciais em SP reforça disparidades entre redes pública e privada

Vídeo: assessor de deputado do PSL pratica tiro ao alvo com foto de Lula

Prefeitura de Votorantim abre inscrições para concurso público

Presidente Jair Bolsonaro participa da Marcha para Jesus em Brasília

AEAS defende mais tempo para revisão do Plano Diretor