23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Fux suspende decisão de Marco Aurélio e determina retorno à prisão de chefe do PCC

Foto: Agência Brasil
Postado em: 11/10/2020

Compartilhe esta notícia:

Ricardo Della Coletta, FOLHAPRESS 


O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, suspendeu uma decisão do ministro da Corte Marco Aurélio Mello e determinou o retorno à prisão de André de Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap, um importante chefe do PCC.


Macedo, 43, deixou a penitenciária de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, na manhã deste sábado (10) após decisão de Marco Aurélio, que havia considerado que ele estava preso desde o final de 2019 sem uma sentença condenatória definitiva, excedendo o limite de tempo previsto na legislação brasileira.


Ao suspender a determinação de seu colega no STF, Fux destacou que a soltura do chefe do PCC compromete a ordem pública e que se trata de uma pessoa "de comprovada altíssima periculosidade".


"Com efeito, compromete a ordem e a segurança públicas a soltura de paciente 1) de comprovada altíssima periculosidade, 2) com dupla condenação em segundo grau por tráfico transnacional de drogas, 3) investigado por participação de alto nível hierárquico em organização criminosa (Primeiro Comando da Capital - PCC), e 4) com histórico de foragido por mais de 5 anos", escreveu Fux.


"Consideradas essas premissas fáticas e jurídicas, os efeitos da decisão liminar proferida no HC 191.836, se mantida, tem o condão de violar gravemente a ordem pública, na medida em que o paciente é apontado líder de organização criminosa de tráfico transnacional de drogas", concluiu.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ministério Público de SC afirma que vídeo de audiência do caso Mariana Ferrer foi editado

‘Protege Mulher’ soma 308 acionamentos e 462 cadastros em quase 3 anos

Advogada Andrea Faria fala sobre os perigos do abandono digital

Conselho Tutelar: “dormimos com bebê em escritório por falta de apoio e vagas”

Dini diz que situação do Hospital Regional foi ‘preparada’ antes de visita

Sobe para 40 o número de mortes provocadas pela chuva no litoral de SP