25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Fux abre fórum de combate à violência contra a mulher

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Postado em: 20/10/2020

Compartilhe esta notícia:

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, participou ontem (19) da abertura do Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid). No discurso de abertura do congresso, realizado por videoconferência, Fux afirmou que a violência contra a mulher aumentou durante a pandemia da covid-19.

 

Segundo o presidente, o isolamento social das famílias foi necessário como medida de contenção da doença, mas produziu efeito contrário em relação à violência doméstica. Fux citou dados do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos que mostraram aumento de aproximadamente 40% das denúncias.

 

“A violência contra a mulher está crescendo drasticamente, de modo a agravar, de maneira inadmissível e cruel, os efeitos deletérios dessa doença social que assola a humanidade”, disse. 

 

Fux também declarou que o CNJ está tomando medidas concretas para combater esse tipo de violência. Na semana passada, o CNJ aprovou norma que dá prazo de 48 horas para que oficiais de Justiça cumpram mandados de medidas protetivas para mulheres vítimas de violência doméstica. A resolução também definiu que a Justiça deverá comunicar com mais rapidez, por meio de ligação telefônica, mensagem de texto ou e-mail, a entrada ou saída do companheiro da prisão. 

 

“Não podemos mais ouvir calados que o Brasil é o pior lugar para que viva uma mulher. O lar precisa se tornar, um lugar seguro e pacifico para as mulheres”, afirmou o presidente do CNJ. 

 

Durante a abertura do fórum, a presidente do Fonavid, juíza Jacqueline Machado, disse que o Brasil vive uma guerra invisível, na qual mulheres são assasinadas simplesmente por serem mulheres. “Ser mulher no Brasil não é tarefa fácil, pois, apesar de todo romantismo que se vende sobre o país, como abençoado por suas belezas naturais, livre de desastres e de guerras, lidamos com uma guerra invisível em que as mulheres todos os dias são assassinadas pelo simples fato de serem mulheres, tão discriminadas e tão odiadas”, afirmou. 

 

Criado em 2009, o Fonavid é um fórum de magistrados que atuam nas varas de violência doméstica e busca aperfeiçoar os procedimentos que são adotados nos fóruns de todo o pais. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro diz que “Justiça nasceu para todos”; Lula critica Lava Jato sobre Temer

GCM vai abrir concurso público para somente 50 guardas, afirma Fausto Peres

Câmara de Sorocaba vota projeto que cria Fundo de Proteção e Bem-Estar Animal nesta quarta

Idade para aposentadoria pode subir de acordo com expectativa de vida

Equipes do “HumanizAção” acolhem 15 pessoas em situação de rua neste domingo

General Mourão defende 35 anos de contribuição para previdência de militares