29 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Futuro Ministro da Fazenda, Haddad diz que Marco fiscal e reforma tributária serão prioridades

Foto: Ricardo Stuckert
Postado em: 09/12/2022

Compartilhe esta notícia:

A discussão sobre o novo marco fiscal, a reforma tributária e a revitalização do acordo entre o Mercosul e a União Europeia serão prioridades da equipe econômica no primeiro ano de governo, disse o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Pouco após ser confirmado ao cargo, ele concedeu uma rápida entrevista aos jornalistas.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

O ministro disse ter em mente alguns nomes para a equipe econômica, mas que só começará a fazer os convites agora, após ter sido confirmado ao cargo. Sobre a preparação para assumir o Ministério da Fazenda, Haddad informou que a Prefeitura de São Paulo ganhou grau de investimento (selo de bom pagador) durante sua gestão.

 

“É só olhar o histórico e ver que a Prefeitura de São Paulo recebeu investment grade [grau de investimento], pela primeira vez, durante minha gestão. Quem não olha o histórico cai em fake news", disse Haddad, antes de deixar o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

 

Em relação à discussão sobre o novo marco fiscal, o futuro ministro disse que o novo governo está obrigado a definir um substituto para a regra do teto de gastos após a aprovação, pelo Senado, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição.

 

“A [versão atual] da PEC dá um prazo para que a gente faça isso”, disse Haddad. O texto aprovado no Senado estabelece até agosto do próximo ano para que o futuro governo envie uma nova regra fiscal por meio de um projeto de lei complementar.

 

O novo ministro disse que a equipe econômica será “plural” e que será combinada junto com o Ministério do Planejamento, pasta a ser recriada e cujo titular ainda não foi anunciado. “Preciso combinar com o ministro do Planejamento, para ter uma equipe coesa”, disse.

 

Haddad prometeu conceder uma entrevista na próxima terça-feira (13). Ontem (8), o novo ministro da Fazenda reuniu-se pela primeira vez com o ministro da Economia, Paulo Guedes. O encontro ocorreu fora da agenda oficial e só foi confirmado após o fim da reunião.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro diz para Doria arrumar outro para pagar vacina e fala em reeditar decreto do SUS

Criminosos roubam carga de celular avaliada em R$ 90 mil de loja da rede Casas Bahia

Bolsonaro quer general como nº 2 da Saúde para montar equipe provisória

Governo quer travar salário de servidor de entes que gastam muito com folha

PM prende suspeito de ter provocado disparo acidental de arma que atingiu sargento

Casos da Covid-19 aumentam para 6.866 em Sorocaba