19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba apoia programação especial do Outubro Rosa

Foto: Renata Giron – Secom/Divulgação
Postado em: 08/10/2021

Compartilhe esta notícia:

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Sorocaba está apoiando uma série de ações em referência ao Outubro Rosa, que vão acontecer ao longo de todo este mês na cidade.

Para tanto, foi realizada uma reunião com a presença da primeira-dama e presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato, e representantes de instituições beneficentes envolvidas com a causa.

As atividades têm início já nesta sexta-feira (8), com rodas de conversa promovidas em diferentes unidades da rede CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), ligada à Secretaria da Cidadania (Secid), e serão encerradas no dia 31 de outubro, com a já tradicional corrida Pink do Bem, que chega, neste ano, à sua oitava edição.

Entre as ações já definidas, está o procedimento de micropigmentação de aréolas mamárias para mulheres tratadas do câncer de mama, no dia 9/10. A participação das mulheres interessadas em passar pelo procedimento será gratuita e os agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp: (15) 99745-5986. A entidade responsável é a Maple Tree Brasil, em parceria com a Raquel Tatoo. Ainda, haverá arrecadação de alimentos, que serão doados para a campanha “A Fome não é Fake!


No dia 16/10, a mesma instituição, Maple Tree Brasil, também preparou a “Resenha & Maple Beach”, um torneio de beach tênis. O evento será realizado no Espaço Resenha, que fica na Av. Adolpho Massaglia, 515. Também pede-se aos participantes que doem 1 kg de alimento não-perecível.


Já, o Sebrae programou dois eventos. No dia 17/10, o veículo para atendimento móvel do Sebrae estará disponível ao público no Parque das Águas, das 8h às 13h. No dia 18, a programação é a palestra on-line “Descubra-se”, com transmissão pelo YouTube. Inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link: https://forms.office.com/r/7GhNluCb17.


O Instituto Paz e Amor, que trabalha na reabilitação de dependentes químicos, preparou uma palestra, no dia 23/10, com a especialista Luciene Feitosa, além de atendimentos ao público. A palestra será promovida no Galpão Paz e Amor, localizado na Comunidade Santa Rosa e dirigida aos moradores locais. Já, os atendimentos serão na sede do Instituto, que fica no Jardim Tatiana. Mais informações, pelo telefone: (15) 3418-6847.


No dia 24, o grupo Amigas do Pedal, em parceria com o time de ciclistas da Escola de Enfermagem Anna Nery, se unem para promover o passeio ciclístico “Pedal Solidário”, em prol da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer. Quem desejar participar tem ainda a possibilidade de adquirir o Kit Outubro Rosa, com renda revertida para a Liga. O local de concentração para a pedalada será no Parque das Águas, às 8h, e o percurso seguirá até o Parque do Campolim.


O encerramento das ações em alusão a este mês especial de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama será com a 7ª edição da corrida Pink do Bem, no Parque das Águas. Inscrições, pelo link: https://www.ticketagora.com.br/e/CORRIDA+PINK+DO+BEM+2021-31731.


Confira todas as instituições participantes: Ação Comunitária Inhayba, Associação Cristã de Assistência Plena (ACAP), Associação dos Fissurados Lábio Palatais de Sorocaba e Região (Afissore), Amizadaria Solidária, Anjos das Perucas, Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer (Asipeca), Associação dos Moradores do Lopes de Oliveira, Vila Helena e Adjacências, Associação Criança Feliz, Associação Obra do Berço Sorocaba, Associação Educacional Santa Rita de Cássia, Bem Mais Saúde – Combate ao Câncer e Doenças Crônicas, Casa Nova – AEBUB – Assoc. Educacional e Beneficente Vale da Benção, Casa Transitória André Luiz, Doadores do Amor, GRASA – Grupo de Apoio e Combate a Droga e Álcool Santo Antônio, Instituto Cleusa Prado de Desenvolvimento Social, Instituto Kayton em Ação, Instituto Kolping, Instituto Paz e Amor, Associação Isabel Exel Boemer, Maple Tree Brasil, Pastoral da Pessoa Idosa Éden, Pastoral do Menor Habiteto, Peregrinos do Cuidar, Projeto Casa Verde, Projeto Infantil Catequese sem Fome, Rede do Bem Associação, Sorriso de Criança, Vôlei do Bem e Pintura Solidária.


Secid também realiza ações


A Secretaria da Cidadania (Secid) também programou eventos de sensibilização para o público sobre o Outubro Rosa, que serão realizados por várias unidades da rede CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). No dia 8, às 9h, haverá um encontro com foco no tema da prevenção do câncer de mama, na Biblioteca Municipal. As atividades envolverão grupos dos CRAS Cajuru e Aparecidinha.


No mesmo dia e horário (8/10, às 9h), na UBS Éden, em parceria com o CRAS Cajuru, haverá reunião com pessoas estrangeiras e refujiadas para uma roda de conversa. Os temas serão: legislação brasileira, o papel de cada serviço de saúde (diferenças entre UBS, PA, Policlínica etc.), integração entre os participantes e um panorama sobre direitos e deveres de mulheres e crianças.

 

Outras unidades com eventos programados:


CRAS Laranjeiras – 13/10, às 9h: palestra sobre autocuidado e oficina de confecção de chaveiros do Outubro Rosa e, a partir das 10h30, Bazar Solidário, com doação de roupas para as famílias da comunidade;


CRAS Vila Helena – 14/10, às 9h30: evento “Chá com elas”;


CRAS Aparecidinha – 18/10, às 14h: Dia da Beleza, com maquiagem e fotos para as participantes; 19/10, às 9h: roda de conversa e dança circular;


CRAS Vitória Régia – 20/10, às 14h: com apoio do USF Ulisses Guimarães, roda de conversa sobre a importância do autoexame;


CRAS Ipiranga – 26/10, às 9h: palestra sobre prevenção e Direitos do paciente com câncer.


“É uma causa de grande importância, que o Fundo Social de Solidariedade faz questão de apoiar. Para isso, estamos nos articulando com todas as instituições que nos procuraram e apresentaram projetos. As ações são tanto voltadas à solidariedade, bem como à sensibilização da sociedade sobre o assunto tão relevante, que é a prevenção do câncer de mama”, afirma a primeira-dama.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MEC libera notas do Enem 2019 nesta sexta-feira

Abertas inscrições para cursos gratuitos de capacitação técnica com apoio da Uniten

Oito homens e uma mulher são resgatados de condições análogas à escravidão; veja imagens

Biden lista prioridades: pandemia, crise, clima e igualdade racial

Em audiência internacional, governo Bolsonaro diz que foi rápido no combate à pandemia

Segurança reage a assalto com arma de pressão e é baleado no litoral de SP