25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Frota renovada garante agilidade e segurança na remessa de medicamentos à rede de Saúde

Postado em: 07/06/2019

Compartilhe esta notícia:

Uma nova frota de veículos zero-quilômetro e especialmente adaptados para o transporte de insumos e medicamentos está fazendo o abastecimento das farmácias (tecnicamente chamados de dispensários) das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba e também da Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”. Dois furgões grandes, um furgão pequeno refrigerado, e uma motocicleta para deslocamentos mais rápidos, fazem parte dessa frota exclusiva, que corta diariamente ruas e avenidas da cidade garantindo a entrega dos itens entregues à população que busca atendimento médico nas unidades de saúde da rede municipal.

Os novos veículos, assim como seus condutores e auxiliares, são colaboradores da Human Concierge. A empresa venceu a licitação para fazer a gestão da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), da Prefeitura de Sorocaba, assim como das farmácias das UBSs e operar todo o sistema de logística de distribuição dos medicamentos e insumos que continuam sendo adquiridos pelo setor de licitações da administração municipal.

Dotados de sistemas de rastreamento em tempo real, juntos, os veículos percorrem uma média de 180 quilômetros/dia em trajetos pré-definidos. À central de monitoramento da frota é possível identificar qualquer desvio no percurso ou mesmo uma parada em locais que não estejam previstos no roteiro de entrega. O sistema permite ainda a emissão de relatórios de históricos de ruas por onde cada veículo passou. Em breve os furgões também serão dotados de câmeras de videomonitoramento interno.

Todos os dias os furgões são carregados na CAF, a partir dos relatórios de demandas gerados pelas farmácias das UBSs que estão conectadas ao sistema da CAF, com os produtos necessários à reposição dos estoques das unidades de saúde, conforme um roteiro pré-determinado.

Para a secretária da Saúde, Kely Schettini, esse trabalho da Secretaria da Saúde tem a missão de promover uma vigilância e segurança aos usuários que dependem da retirada desses medicamentos. “É uma logística que monitora o consumo adequado em tempo real, visando a evitar faltas pontuais. Além disso, a melhoria gradativa através da implantação trará economia à máquina pública e benefícios para a população”, destaca.

Agilidade e garantia de qualidade

Dos veículos disponibilizados exclusivamente para garantir a entrega dos produtos médicos à rede, o furgão pequeno é equipado com um moderno sistema de refrigeração interna. Isso garante que medicamentos que precisam ser mantidos sob refrigeração – como é o caso das insulinas e vacinas, por exemplo, sejam transportados em temperaturas ideais mesmo às UBSs mais distantes do Centro de Armazenamento Farmacêutico, localizado no Jardim Prestes de Barros, zona leste da cidade. O sistema de refrigeração instalado no veículo possibilita que a temperatura interna do ambiente onde são levados os medicamentos varie entre 8 e 2ºC.

Já a motocicleta, por suas características próprias – além das rotinas diárias de entregas de volumes menores, possibilita ainda a agilidade necessária para o envio emergencial de algum produto que não tenha sido entregue pelo fornecedor no tempo programado, tão logo ele seja descarregado na CAF.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeitura inicia serviços de sondagem de solo para o alargamento do pontilhão da Chave

Câmara de Sorocaba vota o Orçamento para 2021 nesta quarta-feira

Sorocaba ultrapassa os 23 mil casos confirmados da Covid-19

Repórter do Post diz ver semelhanças em ataques à imprensa no Brasil e nos EUA

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 22 milhões

‘Ele está cuidando demais do que não precisa’, diz Surfistinha sobre Bolsonaro