Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam uma queda acentuada na temperatura de todo o país, principalmente na Região Sul. O Sudeste também será afetado pela frente fria. Em Sorocaba, os termômetros baixam bruscamente com mínima prevista de 4ºC ao longo da semana.
De acordo com o instituto, o frio começou no domingo (15), no sul do país. Em seguida, se espalhará rapidamente até o norte brasileiro.
Nesta segunda-feira (16), as baixas temperaturas devem atingir todas as regiões, podendo chegar até Rondônia e Acre até o fim do dia. O clima frio poderá derrubar as temperaturas até 10°, especialmente na Região Sul e no sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste. No Acre e em Rondônia, o frio deve causar o segundo episódio de friagem do mês. O primeiro episódio ocorreu nos dias 4 e 5 de maio.
Região de Sorocaba
O dia mais frio da semana na região está previsto para ocorrer na quarta-feira (18), quando o tempo deve ser de poucas nuvens com possibilidade de geada. A mínima deve ser de 4ºC e máxima de 17ºC. A quinta-feira (19) também deve registrar temperaturas baixas, com mínima 5ºC e máxima 18ºC.
A temperatura volta a subir, ainda que pouco, na sexta-feira, quando os termômetros devem marcar entre 7ºC e 20ºC.
- Veja como fica a semana na região de Sorocaba
Segunda-Feira, 16
Tempo com muitas nuvens com chuva isolada
15°C mínima
24°C máxima
--
Terça-Feira, 17
Tempo com muitas nuvens
9°C mínima
21°C máxima
--
Quarta-Feira, 18
Tempo com poucas nuvens com possibilidade de geada
4°C mínima
17°C máxima
--
Quinta-Feira, 19
Tempo com poucas nuvens
5°C mínima
18°C máxima
--
Sexta-Feira, 20
Tempo Claro
7°C mínima
20°C máxima
--
Geada
Segundo Inmet, há tendência de geada na Região Sul do país entre os dias 17 e 25. Há, inclusive, previsão de geada forte em praticamente todo o estado de Santa Catarina, com exceção da região litoral, no norte do Rio Grande do Sul e no centro do Paraná, estendendo-se até o sul, também com exceção do litoral.
Existe ainda, segundo o Inmet, uma pequena possibilidade de ocorrência de neve nas serras gaúcha e catarinense entre a noite do dia 16 e madrugada do dia 17.
“Do ponto de vista agrometeorológico, a geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas que promovem o congelamento dos tecidos vegetais, havendo ou não a formação de gelo, e provoca a morte das plantas ou de suas partes (folhas, ramos, frutos)”, explica o instituto. A Geada pode ser provocada tanto por entradas de massas de ar frio, quanto por um intenso resfriamento da superfície, durante noites de céu limpo e sem vento.
Informações em colaboração com a Agência Brasil.