25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

França protocola emenda à Lei Orgânica que obriga prefeito a transmitir cargo a vice

Postado em: 13/11/2018

Compartilhe esta notícia:

O vereador Francisco França protocolou nesta terça-feira (13) um Projeto de Emenda à Lei Orgânica (Pelom) de Sorocaba, propondo a alteração da redação do artigo 58 da lei vigente. De acordo com a atual redação, “o Prefeito não poderá ausentar-se do Município, sem licença da Câmara Municipal, sob pena de perda do mandato, salvo por período inferior a 15 (quinze) dias”.

Segundo França, “não consta em nossa Lei Orgânica dispositivo que determine as situações em que, em decorrência de tais ausências, sejam elas por viagens ou licenças, deva o chefe do poder Executivo transmitir o cargo de prefeito ao seu vice ou, no caso de ausência ou impedimento deste, ao chefe do poder Legislativo”, argumenta. “Assim, o que se pretende com este projeto é justamente preencher a lacuna percebida, considerando que a transmissão do cargo seja uma obrigação e não mais uma opção do prefeito como tem sido até a presente data”.

A nova redação, proposta pelo Pelom do parlamentar, estabelece que o prefeito deverá transmitir o cargo toda vez que se ausentar da Prefeitura por um período superior a 24 horas, passando a chefia do Executivo ao vice-prefeito ou ao presidente do Legislativo.

O projeto ainda passará pelas Comissões da Câmara e, em breve, entrará em pauta para apreciação dos vereadores.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Corpo de mulher com afundamento de crânio é encontrado em rua da Vila Helena

Site do PSDB é hackeado e mostra foto de Lula e Dilma

Evento "Anime Games" doa mais de 200 kg de alimentos a entidade

Votorantim registra mais 20 casos de Covid-19 e chega a 3128 no total

WhatsApp limita encaminhamento de mensagens em crise de coronavírus

Policial aponta arma para outro PM durante discussão na rua; assista